Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Dia Nacional de Luta

Bancários do Santander protestam por melhores condições de trabalho e de atendimento

Imagem Destaque
Imagem mostra cabeçalho do Sindical Santander, material impresso  do Sindicato direcionado a clientes e bancários do Santnder, em primeiro plano. E, em segundo plano, uma faixa onde se lê: Santander, queremos mais agências, mais bancários, mais segurança, mais respeito. Foto foi tirada durante atividade do sindicato e dos bancários do Santander

Bancários do Santander de todo o país realizaram um Dia Nacional de Luta em agências e nas redes sociais para cobrar da direção do banco mais agências, mais contratações, mais segurança e mais respeito para trabalhadores e clientes.

Em São Paulo, as atividades se concentraram nos extremos das zonas leste e sul da capital, que sofrem com escassez de unidades bancárias e com a superlotação nas poucas remanescentes.

Durante o protesto realizado nesta terça-feira 6, dirigentes dialogaram com clientes e funcionários do Santander, e distribuíram material impresso denunciando os problemas e explicando as reivindicações dos trabalhadores e do movimento sindical.

Também foram recolhidas centenas de assinaturas de clientes insatisfeitos com a demora no atendimento causado pelo número insuficiente de bancários e de agências. Elas serão encaminhadas à direção do Santander a fim de reforçar a cobrança pela solução destes problemas.

Mais bancários e mais agências!

Com o objetivo de reduzir custos e aumentar os lucros, a direção do Santander está ampliado as fusões nas agências e reduzindo o número de trabalhadores no atendimento. Este movimento está causando sobrecarga para os bancários, e aumento de filas e mais tempo de espera para os clientes.

O Santander tinha 1.123 clientes por bancário no primeiro trimestre de 2022. Esta relação saltou 11,2% em 12 meses, quando o banco passou a ter 1.150 clientes para cada bancário.

A mesma instituição financeira arrecadou R$ 4,7 bilhões em tarifas e pacotes de serviços só nos últimos 12 meses encerrados em março. O valor cobre em mais de 170% da folha de pagamento do banco.

A direção do Santander também está fechando centenas de agências. Só em 2022, foram encerradas 286 unidades e 118 Postos de Atendimento Bancário. Os dados são do demonstrativo do banco.

Com o fechamento de agências e postos de atendimento bancário, o banco pretende empurrar a população para o atendimento digital e automatizado.

“Mas a direção do Santander se esquece que nem toda a população tem familiaridade com as tecnologias digitais ou possui recursos para este tipo de atendimento. Além disso, os aplicativos e o autoatendimento não resolvem todos os problemas. Tudo isto faz com que o atendimento presencial seja muito requisitado. Isto se torna óbvio ao constatarmos as agências lotadas e com tempo de atendimento que ultrapassa duas horas.”

Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander e dirigente da Fetec-CUT/SP

Mais segurança

Outro motivo do Dia Nacional de Luta foi a falta de vigilantes e de outros dispositivos de segurança no novo modelo de agência adotado pelo Santander, o que tem causado muita insegurança e episódios de violência. Uma das agências onde ocorreu o protesto desta terça-feira 6, em São Paulo, foi alvo de um assalto no dia 24 de maio.

“O banco alega que essas unidades não movimentam dinheiro, mas os bandidos ignoram essa justificativa, que nem é verdade, porque todas elas operam com caixas eletrônicos. E além disso, existem novas modalidade de crime que dispensam numerário. Atualmente até padaria e farmácia têm vigilantes, por que instituição financeira não tem?”, questiona Wanessa.

“O Santander é um banco e, como tal, é uma concessão pública. Por isso tem o dever de prestar um serviço adequado no país responsável por quase 20% do seu lucro. Os trabalhadores e clientes brasileiros exigem mais respeito, mais agências e mais segurança. E os protestos continuarão até que a direção brasileira do banco espanhol atenda essas reivindicações”, finaliza a dirigente.

Protestos nas redes sociais

Os protestos também tomaram as redes sociais na tarde desta quinta-feira, com a hashtag #SeLigaSantander.

https://twitter.com/ximenesbancario/status/1666117589414694912/photo/1
seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
santander-a4-final.pdf (5.53 MB) 5.53 MB