Pular para o conteúdo principal
Chapéu
WEBTV

Mulheres negras: visibilidade para a igualdade

Linha fina
MB especial Dia da Consciência Negra recebe, no Café dos Bancários, Kika Silva, do Fórum de Mulheres Negras, e Juliana Gonçalves, da comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial
Imagem Destaque
Linton Publio

São Paulo – No Brasil, 54% da população se reconhece como afrodescendente, segundo dados do IBGE de 2015. A cada quatro brasileiros, uma é mulher negra. Elas são 27,1% da população do país. Quais são suas principais dificuldades, quais lutas estão protagonizando, como se organizam para vencer a desigualdades? A visibilidade da mulher negra é destaque do Momento Bancário com a Presidenta. A edição especial, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), será na terça-feira 21, com transmissão ao vivo a partir das 15h, direto do Café dos Bancários.

As mulheres negras estão conquistando espaço, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, que envolve a responsabilidade de todos os atores sociais – de âmbito público ou privado – para que as barreiras de gênero e raça sejam superadas.  A sociedade não pode mais compactuar com o preconceito e a discriminação que traz consequências graves às mulheres negras. Na categoria bancária, uma mostra do mercado de trabalho, elas ainda são minoria e recebem os piores salários. A violência contra elas também é mais elevada. O feminicídio no Brasil cresceu 54% entre 2003 e 2013, nessa população, enquanto que o feminicídio de mulheres brancas diminuiu 9,8%, no mesmo perpiodo, segundo o Mapa da Violência 2015. A representação das mulheres negras no Congresso Nacional é baixíssima, apesar de serem ¼ da população brasileira.

> Mulheres negras acumulam piores indicadores sociais no Brasil
> Negros são 64% dos desempregados e 67% dos ambulantes

Para falar sobre esses desafios, bem como da visibilidade das mulheres negras do presente, futuro e as do passado que lutaram pela promoção da igualdade racial e de gênero, Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato, que apresenta excecionalmente o programa, recebe Kika Silva, coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de São Paulo; Juliana Gonçalves, da comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo, e Júlio Santos, coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato.

> Movimento sindical debate visibilidade negra nos bancos

Assista e participe! Você já pode mandar perguntas e comentários para [email protected]r, via Twitter usando #MBemDebate ou ainda pelo YouTube e Facebook.

Cortejo Afro – Para marcar o Dia da Consciência Negra, além do MB especial, o Sindicato também promove na terça-feira 21, seu tradicional desfile pelas ruas do centro de São Paulo. O 17º Cortejo Afro dos bancários homenageará, as mulheres negras, principais afetadas pelo sistema de exclusão racial no Brasil. A concentração para o desfile será às 10h30, no saguão do Edifício Martinelli (Rua São Bento, 413).

O cortejo é realizado todos os anos pelo Sindicato, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (em 1695), líder na luta contra a escravidão.

seja socio