Pular para o conteúdo principal

Nova diretoria da Apabb toma posse

Linha fina
Associação que iniciou com trabalhadores do BB, hoje desenvolve vários projetos para pessoas com deficiência e seus familiares e é aberta para não funcionários
Imagem Destaque

São Paulo – A Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e Comunidade (Apabb) está sob nova direção. A equipe que estará à frente da entidade no biênio 2013/2014 tomou posse nesta terça-feira 29. A atual presidenta é a ex-diretora do Sindicato e funcionária do BB, Sandra Regina de Miranda (foto).

Diretores do Sindicato prestigiaram a cerimônia da posse, ocorrida na sede da entidade, em São Paulo. Entre eles a presidenta, Juvandia Moreira, a secretária-geral, Raquel Kacelnikas, e o secretário de Imprensa, Ernesto Izumi.

Entre as propostas da nova diretoria estão a elaboração de um projeto de gestão participativa; contatar funcionários que são pais de crianças com deficiência para que façam parte da Apabb; ações, projetos e benefícios com o objetivo de construir uma política de ascensão profissional e permanência dos funcionários do BB que têm algum tipo de deficiência; ampliar o diálogo com a comunidade do BB, incluindo entidades e associações representativas do funcionalismo; fortalecer a transparência e promover a capacitação técnica dos profissionais da associação.

Histórico – A Apabb foi criada em 1987 por funcionários do banco que tinham filhos com deficiência. Em 25 anos, a entidade cresceu. Está presente em quase todo o país, por meio da sede e de seus 14 núcleos regionais, e passou a permitir a associação de não funcionários. Hoje possui 10.873 associados e tem 12.361 contribuintes regulares. Além disso, atua em 63 fóruns e conselhos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, entre eles o Conselho Nacional de Defesa da Pessoa com Deficiência (Conade). Isso mostra que também participa ativamente das discussões sobre políticas públicas para os cidadãos que tem alguma deficiência e seus familiares.

Atuação – A entidade desenvolve projetos de atenção às famílias e às pessoas com deficiência. Isso inclui atendimento – só em 2012 foram mais de 75 mil –, orientação, encaminhamento e acompanhamento individual, familiar ou em grupo, por meio de projetos como o Caminhando com as Escolas, Centro de Convivência, oficinas de arte, entre outros.

Trabalha ainda com capacitação e qualificação profissional, com o objetivo de facilitar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Promove atividades de lazer como passeios a museus, cinemas, teatros, bibliotecas e parques, além de outras possibilidades de ocupação do espaço urbano; e atividades esportivas para promoção de saúde e sociabilização. Mantém ainda um sólido trabalho de voluntariado.

Associe-se ou contribua – A Apabb já ultrapassou as fronteiras do funcionalismo do Banco do Brasil e hoje acolhe também pessoas da comunidade. Portanto, qualquer um pode ser sócio e contribuir ou se beneficiar do trabalho desenvolvido.

Também é possível se tornar um contribuinte regular e ajudar no desenvolvimento de projetos que ajudam milhares de pessoas. Para isso, basta preencher a ficha de adesão e passar a contribuir mensalmente. A contribuição mínima é de R$ 10. Mais informações no site da Apabb (www.apabb.org.br)


Redação - 29/1/2013

seja socio