Pular para o conteúdo principal

Itaú continua divulgando ranking individual

Linha fina
Denúncias ao Sindicato mostram que prática persiste na região 51, apesar de banco ter se comprometido a orientar gestores
Imagem Destaque

São Paulo – Os bancários da região 51 do Itaú continuam sendo expostos por meio de rankings individuais divulgados por e-mail. É o que apontam diversas denúncias que chegaram recentemente ao Sindicato. “Os rankings continuam, mas agora de uma maneira diferente: eles divulgam no sistema os melhores em pontuação e omitem os demais. Mas dessa forma, quem não está na lista também fica exposto”, explica a diretora executiva do Sindicato Marta Soares.

O Sindicato já havia cobrado do banco que interrompesse os rankings na região 51. Em reunião no dia 20 de janeiro, os representantes do Itaú se comprometeram em orientar gestores para acabar com a prática, que é proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A cláusula 36ª é clara: “No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados”.

Marta informa que o banco será novamente procurado e cobrado para que tome providências. “O Sindicato é contra a cobrança de metas individuais. “A pressão constante pelo cumprimento de metas na maioria das vezes inatingíveis leva ao adoecimento físico e psicológico do trabalhador e instaura um ambiente de trabalho desumano e competitivo”, diz.

> Cobrado, Itaú se compromete a rever ranking
> Itaú expõe bancários ao divulgar ranking

Marta destaca que no início do ano as metas ficam ainda mais difíceis de serem batidas. “Os funcionários relatam  que a dificuldade é muito grande na venda de produtos, que por mais que se esforcem fazendo ligações, visitando prováveis clientes muitas vezes não têm sucesso. Reclamam ainda que é muito ruim ver que todo esse esforço não tem nenhuma validade para o banco, pois são expostos para toda a região.”


Andréa Ponte Souza – 30/1/2015

seja socio