Pular para o conteúdo principal

Bancários em assembleia de acionistas do Santander

Linha fina
Dirigentes sindicais e entidades de representação dos trabalhadores declaram voto em separado
Imagem Destaque

São Paulo – Dirigentes sindicais bancários, o Sindicato e a Afubesp, na qualidade de acionistas minoritários, participaram da Assembleia Geral Extraordinária do Banco Santander Brasil realizada na terça 7 e declaram voto em separado em relação aos pontos da pauta: o Plano de Diferimento de Bônus referentes a 2011 para os altos executivos e a alteração do estatuto social para a criação de Comitê de Remuneração.

No que se refere ao Plano de Diferimento, os dirigentes sindicais e as entidades de representação dos bancários foram contrários à aprovação e apresentaram voto em separado onde destacam que a empresa deve “adotar medidas para melhorar sua imagem junto à sociedade brasileira, qual seja, a população em geral, as empresas de todos os portes, e finalmente junto a seu público interno, os trabalhadores em ativa e os já aposentados”.

Em seu voto o Sindicato cobra ainda soluções para as pendências apontadas pelos funcionários aposentados do Banespa (incorporado pelo Santander), reivindica soluções para o fundo de pensão (Banesprev) e evidencia os problemas enfrentados pelos trabalhadores do grupo como a imposição de metas inatingíveis na venda de produtos, a falta de funcionários para atender adequadamente a população entre outras questões.

A entidade também critica o fato de a empresa, na Espanha, pagar 60 milhões de euros no desligamento de um alto executivo (mesmo com o lucro mundial caindo 35%), e promover demissões e retirar de forma unilateral o auxílio-academia dos bancários brasileiros. Mesmo com o Brasil respondendo por 28% do resultado global da empresa.

> Veja o voto da entidade na íntegra  

O outro ponto discutido, a instituição do Comitê de Remuneração, foi reivindicado que haja a participação de um representante dos trabalhadores neste fórum.


Jair Rosa - 7/2/2012

 

seja socio