Pular para o conteúdo principal

Reclamações contra bancos crescem 30%

Linha fina
Informação consta de ranking de instituições mais reclamadas pelo Banco Central
Imagem Destaque

São Paulo - O número de reclamações procedentes de clientes contra as instituições financeiras com mais de 1 milhão de correntistas passou de 993 para 1.300 na comparação de janeiro de 2011 com o mesmo mês deste ano. A informação consta de relatório do Banco Central que trata da divulgação do ranking das instituições financeiras que mais sofreram queixas no primeiro mês de 2012.

Segundo o Banco Central os cinco bancos mais reclamados em janeiro deste ano, pela ordem, foram: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e HSBC.

> Santander e Itaú lideram reclamações em 2011

Entre as queixas mais recorrentes apresentados pelos clientes desses bancos estão os débitos não autorizados, cobranças irregulares de tarifas, operações não reconhecidas e devolução de cheques.

Punição – O BC tem autoridade para impor punições às instituições financeiras por descumprirem normas no que se refere ao atendimento ao cliente. Entre as penalidades do órgão estão advertências e multas, podendo culminar com desabilitação da empresa para operar no mercado financeiro.


Redação com informações do UOL - 22/2/2012

seja socio