Pular para o conteúdo principal

Sindicato exige medidas de segurança em complexo

Linha fina
Entidade cobra reunião com setor do banco responsável pela manutenção das agências e prédios do BB
Imagem Destaque

São Paulo – Uma reunião entre Ministério do Trabalho, Sindicato e o Cenop deveria ter ocorrido em janeiro, mas foi adiada a pedido da Gerência Regional do Trabalho do Banco do Brasil, segundo apurou o Sindicato. Cenop é a antiga CSL – setor do banco responsável pela manutenção de agências, prédios, contratos e licitações.

A reunião tinha o objetivo de acompanhar a instalação da escada de segurança contra incêndios que o Sindicato vem cobrando há anos no complexo Verbo Divino.

Outras medidas exigidas pela entidade e pelo Ministério do Trabalho já foram adotadas, como portas corta-fogo, sistema de exaustão da escada atual, revisão do sistema de alarme, reforma da área destinada aos trabalhadores vigilantes, exercícios de evacuação do prédio, dentre outras.

Segundo o diretor do Sindicato João Fukunaga, o projeto de instalação da escada foi aprovado pelo banco e a licitação foi realizada, mas ainda não há sinal de que as obras foram iniciadas. “Cobramos que elas sejam realizadas fora do horário de expediente e que sejam contratados mais trabalhadores do setor de limpeza para dar conta do pó que pode afetar a saúde dos trabalhadores.”

Fukunaga ressalta que a mudança da Central de Atendimento para outro prédio, medida que a direção do banco afirmou estar avaliando, também pode ajudar a acelerar a instalação da escada. “Queremos uma resposta para sobre essas questões”, afirma.

Cobranças - O Sindicato já vem cobrando a instalação de medidas contra incêndio no complexo há anos. Em setembro de 2011, a entidade conseguiu que o Ministério do Trabalho realizasse uma fiscalização na unidade.

Na ocasião, o fiscal do trabalho exigiu a adequação imediata do prédio a normas de segurança com instalação de escada de incêndio e porta corta-fogo; cumprimento de normas regulamentadoras de ergonomia no Serviço de Apoio ao Cliente (SAC) que foram resolvidas com a mudança para um novo local de trabalho; prazo de 60 dias para reforma, já concluída, do prédio onde o SAC está instalado será instalado; manutenção dos sanitários, vestiários e refeitório dos vigilantes.


Rodolfo Wrolli - 14/2/2013

seja socio