São Paulo – Após o Sindicato enviar carta cobrando antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), Bradesco e Itaú confirmaram nesta sexta-feira 7 que vão creditar antes do prazo. O Bradesco informou que paga no dia 7 e o Itaú, dia 27. A data limite é 3 de março.
A solicitação de antecipação foi feita para a direção de todos os bancos. Antes de Bradesco e Itaú, o Citibank confirmou pagamento para 3 de fevereiro e o Santander, para dia 20.
> Santander paga PLR no dia 20 de fevereiro
A Caixa informou que só publica seu balanço na segunda quinzena de fevereiro e o pagamento da PLR deverá ser feito depois disso.
PLR – A primeira parcela foi acertada no final do ano passado, dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) atualmente em vigor.
A PLR é composta por regra básica e parcela adicional. A regra básica corresponde a 90% do salário do bancário mais uma parte fixa de R$ 1.694. O montante a ser distribuído aos trabalhadores deve alcançar pelo menos 5% do lucro líquido do banco. Se isso não ocorrer, os valores são aumentados até que atinjam os 5% do resultado ou cheguem a 2,2 salários dos funcionários, o que ocorrer primeiro.
A parcela adicional corresponde à distribuição de 2,2% do lucro entre os funcionários – ou seja, todos recebem o mesmo valor –, com limite de R$ 3.388.
Redação – 4/2/2014
(atualizada às 16h34)
Linha fina
Após cobrança do Sindicato, bancos se juntam a Santander e Citibank e confirmam pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados antes da data limite
Imagem Destaque