Pular para o conteúdo principal

Sindicato de olho em fim de área do Itaú no CAT

Linha fina
Reivindicação é que trabalhadores sejam realocados e recebam treinamento adequado para outros departamentos da instituição financeira
Imagem Destaque

São Paulo – O Itaú comunicou em janeiro o encerramento da área Sope-Fax, departamento que fica no Centro Administrativo Tatuapé (CAT). O setor recebe documentação via fax para viabilizar operações de clientes e passará por inovação tecnológica. A paralisação das atividades gerou preocupação nos cerca de 30 funcionários do setor.

“O medo de demissão em massa tomou conta do ambiente e os bancários denunciaram ao Sindicato. Entendemos a necessidade de o banco investir em tecnologia, no entanto, os trabalhadores devem ser aproveitados e receber também investimento em suas carreiras”, ressalta o diretor da Fetec/CUT-SP Sergio Lopes, o Serginho.

O processo de realocação, que parecia viável e tranquilo, foi transtornado após aviso de um gerente durante reunião no dia 15 de janeiro. Segundo denúncia de um bancário que terá sua identidade preservada, esse gerente teria dito que “é para todos correrem atrás de uma vaga, caso contrário, todos vão para a rua”. No entanto, o trabalhador afirma que as vagas em outros departamentos já foram preenchidas a partir de uma seleção externa.

O Sindicato entrou em contato com representantes do Itaú. “Exigimos a manutenção dos empregos e o banco se comprometeu a fazer realocação dos trabalhadores”, explica Serginho. “Já vimos situações como essa no banco. Os funcionários puderam contar com treinamento e foram para outros departamentos. Essa prática é possível e vamos acompanhar todo o processo”, destaca o dirigente.

Para Serginho, é viável o banco manter os trabalhadores. “O Itaú acaba de anunciar seu lucro que ultrapassou R$ 15 bilhões. Está claro que manter o trabalho de 30 bancários é algo totalmente possível. É hora de o banco mostrar sua responsabilidade social e preocupação com seus funcionários”, conclui Serginho.


Gisele Coutinho – 5/2/2014

seja socio