Pular para o conteúdo principal

Solidariedade aos bancários do Santander nos EUA

Linha fina
Trabalhadores de todos os países onde o banco espanhol atua deflagraram atividade de apoio aos colegas norte-americanos que lutam pelo direito de ter representação sindical
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
21/2/2017


São Paulo – Trabalhadores do Santander de todo o mundo uniram-se para apoiar o direito à sindicalização de funcionários do banco espanhol nos Estados Unidos. A manifestação coordenada pela UNI Global Union, por meio do setor de finanças (UNI Finanças), foi deflagrada na terça-feira 21 nos países onde o Santander atua.

Na base do Sindicato foram realizadas atividades nos centros administrativos Vila Santander e Casa 1, além da matriz do banco no Brasil, a Torre (foto).

Fotos: galeria da manifestação na Torre

“O impedimento à organização sindical gera graves consequências aos trabalhadores do Santander no principal centro financeiro mundial”, afirma Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças e bancária do Santander.

“Uma grande parte dos funcionários necessita de ajuda do governo para sobreviver. É inaceitável que qualquer trabalhador do setor mais lucrativo do planeta necessite de auxílio para complementação de renda, e isso ocorre porque eles não têm uma voz que os represente, não têm assegurado o direito à livre organização sindical”, diz Rita.  

Durante o protesto na Torre, dirigentes sindicais entregaram uma carta à vice-presidenta de RH do Santander no Brasil, Vanessa Lobato, reivindicando neutralidade do banco ao direito de livre sindicalização dos bancários norte-americanos.

“O Santander nos Estados Unidos exerce práticas antissindicais como perseguições e demissões a trabalhadores que tentam se organizar em sindicatos. Queremos que o banco se comprometa a não interferir no direito à sindicalização dos seus empregados. O capital não reconhece fronteiras, portanto a luta dos trabalhadores também deve ser internacional”, destaca a dirigente.

A UNI Global Union é um sindicato mundial do setor de serviços que reúne centenas entidades de diversas categorias e milhões de trabalhadores de 140 países.
seja socio