O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região continua recebendo denúncias de desrespeito aos protocolos de enfrentamento ao coronavírus por parte do Banco Original. A mais recente é o caso de um departamento no qual quatro trabalhadores testaram positivo para Covid-19, o local não foi higienizado e, para piorar, os funcionários que tiveram contato direto com os colegas positivados continuaram trabalhando normalmente, o que coloca todos em risco.
“Esta não é a primeira denúncia neste sentido envolvendo o Original. Todas foram levadas ao conhecimento do banco, ao departamento que supostamente é o responsável por pessoas, mas inexiste qualquer preocupação por parte do Original com a saúde dos seus funcionários. Uma situação extremamente grave, que coloca a vida dos trabalhadores em risco”
Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato
Fraudes
Outro outro grave problema envolvendo o Original, que também já é de conhecimento do departamento pessoal do banco, são fraudes bancárias das quais os trabalhadores e o próprio Original são vítimas. Entretanto, nesse caso específico, o funcionário se torna vítima duas vezes, da fraude e também ao ser demitido por não ter identificado esta última.
“Esta situação ocorre com frequência no Original. O próprio banco reconhece que o bancário é tão vítima do golpe como a instituição, uma vez que informa internamente que é necessário oferecer cursos aos funcionários para que eles possam identificar fraudes. Porém, enquanto isso não acontece, a injustiça com os trabalhadores segue”, afirma Neiva.
Reunião
Diante do descaso do banco em relação à pandemia e também sobre a questão das fraudes bancárias, o Sindicato solicitou uma reunião com o banco. Porém, até o momento não teve qualquer retorno.
“A postura do Original para com os trabalhadores é de completo descaso. Cobramos uma reunião com urgência com o banco para que a saúde dos bancários e seus direitos sejam preservados. Ainda buscamos soluções pela via negocial, mas isso depende da direção do Original. Não aceitaremos tamanha irresponsabilidade com os trabalhadores”, conclui Neiva.
O Sindicato orienta que os bancários do Original continuem denunciando descumprimentos de protocolos e outras questões relacionadas com as condições de trabalho no banco. O sigilo é garantido.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.