
O Banco do Brasil atendeu a reivindicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e vai antecipar o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para dia 28, a sexta-feira da semana que vem.
No Banco do Brasil, o cálculo da PLR é realizado com base nos módulos Fenaban e no BB. Pelo módulo Fenaban, os funcionários recebem 45% do salário paradigma estipulado no acordo, acrescido de uma parcela fixa. Já no módulo BB, há uma distribuição linear de 4% do lucro do banco entre os funcionários, além de uma parcela variável.
“O Sindicato sempre solicita a antecipação dos créditos da PLR a todos os bancos, e o BB nos atendeu. É importante lembrar que a PLR é uma das tantas conquistas previstas na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que tem mais de 80% das cláusulas com direitos que vão além do que determina a lei trabalhista. E no caso da PLR do BB, ela ainda é acrescida das conquistas específicas no acordo aditivo negociado pelo Sindicato com o banco. Elas são fruto dos avanços conquistados com nossa organização e luta permanente e nas nossas Campanhas Nacionais”, destaca a presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro.
“A antecipação também é uma conquista, pois o BB atendeu a um pedido nosso. É sempre importante lembrar também que o lucro do banco é fruto de muito esforço de cada um dos funcionários e funcionárias, por isso é um direito, não benefício", afirmou a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), Fernanda Lopes.
