O Itaú informou que pagará a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) no dia 27 de fevereiro. O que será creditado no dia 27 aos bancários do Itaú é a segunda parcela da PLR, exercício de 2025, descontado o valor pago como antecipação em setembro do ano passado.
Além da segunda parcela da PLR, os bancários do Itaú podem receber em 27 de fevereiro possíveis diferenças a serem pagas em relação ao crédito do PCR, feito também em setembro de 2025.
“O pagamento da PLR segue as regras conquistas pela categoria, junto ao Sindicato, na Convenção Coletiva de Trabalho. O prazo para que os bancos privados paguem a segunda parcela da PLR é dia 1º de março. A antecipação para o dia 27 é resultado da atuação do Sindicato, sempre vigilante e atuando pelos interesses dos bancários”
Andrey Hidalgo, dirigente do Sindicato e bancário do Itaú
PLR é conquista e precisa ser defendida
Os bancários foram pioneiros na conquista da PLR, em 1995, com inclusão de cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho. Ou seja, com regras negociadas com a representação da categoria, e não impostas pelos bancos.
“A PLR é fruto da nossa organização. Uma conquista histórica, negociada com os bancos a cada renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê cláusulas que asseguram diversos outros direitos que vão muito além da CLT. Para seguirmos com direitos como a PLR, avançando para novas conquistas e buscando a valorização da categoria, é fundamental que cada bancário faça a sua sindicalização [preencha o formulário abaixo], financiando assim a luta coletiva e aumentando a representatividade do Sindicato nas negociações com os banqueiros”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato