O Santander informou que pagará a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) no dia 27 de fevereiro. O que será creditado no dia 27 aos bancários do Santander é a segunda parcela da PLR, exercício de 2025, descontado o valor pago como antecipação em setembro do ano passado.
O prazo para que os bancos privados paguem a segunda parcela da PLR é dia 1º de março. A antecipação para o dia 27 é resultado da atuação do Sindicato, por meio de ofício enviado pela Contraf-CUT para todos os bancos, solicitando que o crédito fosse realizado antes da data limite.
Além da segunda parcela da PLR, os bancários do Santander receberão a PPRS (Programa Próprio de Resultados Santander), incluindo a parcela adicional, cujo valor foi reajustado para o R$ 3.880,84.
Neste ano, o crédito do dia 27 reunirá três importantes programas de remuneração: PLR, PPRS e PPE, além da folha de fevereiro.
PLR e PPRS são conquistas e precisam ser defendidas
Cabe ressaltar que a PPRS, assim como a PLR, é uma conquista histórica do Sindicato e demais entidades representativas, assegurada no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Santander.
“Os pagamentos da PLR e da PPRS representam importantes conquistas dos trabalhadores, juntos com o Sindicato, garantidas na Convenção Coletiva de Trabalho e no ACT do Santander. São frutos da nossa luta permanente para assegurar que os bancários participem dos lucros que ajudam a construir. Seguiremos atentos para garantir o cumprimento integral desses direitos”
Wanessa de Queiroz, coordenadora da COE Santander (Comissão de Organização dos Empregados do Santander).
Os bancários foram pioneiros na conquista da PLR, em 1995, com inclusão de cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho. Ou seja, com regras negociadas com a representação da categoria, e não impostas pelos bancos.
“A PLR é fruto da nossa organização. Uma conquista histórica, negociada com os bancos a cada renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê cláusulas que asseguram diversos outros direitos que vão muito além da CLT. Para seguirmos com direitos como a PLR, avançando para novas conquistas e buscando a valorização da categoria, é fundamental que cada bancário faça a sua sindicalização [preencha o formulário abaixo], financiando assim a luta coletiva e aumentando a representatividade do Sindicato nas negociações com os banqueiros”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato