Pular para o conteúdo principal

Banesprev: assembleia diz não ao rateio do déficit

Linha fina
Assembleia contou com participação massiva dos banespianos ativos e assistidos do Plano II do plano
Imagem Destaque

São Paulo – Os ativos e assistidos do Plano II do Banesprev disseram não ao equacionamento do déficit proposto pela entidade e Santander, durante assembleia do sábado 17, que lotou o Ginásio 5 do Esporte Clube Banespa. Do total de 2.029 votos – 1.123 presentes e 906 por procuração –, 1.927 rejeitaram a proposta, e apenas 102 votaram pela aprovação.

“Esta foi seguramente uma das assembleias mais importantes da história do fundo de pensão. Além da participação massiva, os banespianos entenderam que o que estava em jogo ali era a quitação da dívida do Santander para conosco”, ressalta a diretora do Sindicato e integrante do Conselho Deliberativo do Banesprev, Rita Berlofa, acrescentando que no montante do déficit está incluída a dívida do banco para com ativos e assistidos do plano.

A dirigente lembra que o Conselho Deliberativo e o Santander já haviam deixado claro que a contribuição extraordinária será feita a partir de abril, independentemente do resultado da assembleia. Ainda assim, disse, a resposta dos banespianos é fundamental para a continuidade da luta. “Vamos continuar exigindo o reconhecimento do serviço passado, inclusive na Justiça.”

> Veja como ficará a contribuição extraordinária

Os dirigentes do Sindicato, Fetec/SP, Contraf e Afubesp também entraram com recurso, há mais de 60 dias, na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) contra o arquivamento da denúncia sobre a falta de aporte do serviço passado. “Vamos pressionar para que a Previc se posicione”, informa Rita.


Redação – 19/3/2012

seja socio