Pular para o conteúdo principal

Definido grupo de trabalho sobre SantanderPrevi

Linha fina
Sindicato defende democracia e clareza na eleição e na gestão do plano de previdência complementar
Imagem Destaque

São Paulo – A luta por mais transparência no processo eleitoral do plano de previdência complementar dos trabalhadores do Santander, o SantanderPrevi, teve mais um capítulo na manhã desta sexta-feira 16. Uma reunião estabeleceu os participantes do grupo de trabalho que discutirá o processo eleitoral do plano.

A constituição do grupo está prevista na cláusula 33ª do acordo aditivo do Santander. “Essa é uma das principais conquistas das negociações entre o Sindicato e a instituição financeira, quando o banco se comprometeu a debater as mudanças do plano”, ressalta a diretora do Sindicato Maria Rosani.

O objetivo é definir um processo eleitoral democrático e transparente. Para isso serão necessárias alterações no estatuto. “Os funcionários que fazem parte do SantanderPrevi são os principais interessados e devem saber como o fundo é administrado, além de ter o direito de eleger o trabalhador que o representará no conselho e participar da gestão dos fundos”, diz a diretora.

Novo encontro – O grupo de trabalho volta a se reunir Na sexta-feira 23, quando a instituição financeira se comprometeu mostrar dados sobre o plano. “Na oportunidade, vamos apresentar uma proposta para o processo eleitoral tendo como parâmetro o processo do Banesprev, uma referência no sistema de previdência complementar e também bom exemplo de governança”, afirma Maria Rosani.

Na agenda de discussões, uma reunião também está marcada para o dia 13 de abril.

Outros assuntos – Um grupo de trabalho discutirá problemas no Call Center nos dias 21 e 28 de março e 4 de abril. No dia 22, o Sindicato se reunirá com representantes do Santander para propor alterações nas regras da CCV. Está marcado para o dia 3 de abril o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) e no dia 10 o Fórum de Saúde e Condições de Trabalho.


Gisele Coutinho – 16/3/2012

seja socio