Pular para o conteúdo principal

Mudanças na diretoria do Santander

Linha fina
Vice-presidente sênior deixa o cargo executivo e novo vice deve ser espanhol
Imagem Destaque

São Paulo – Mudanças na diretoria do Santander Brasil. José de Menezes Berenguer, vice-presidente sênior do banco, deixa o cargo executivo. Ele respondia pelas áreas de varejo, gestão de ativos e private banking do banco espanhol no Brasil e permanecerá na organização como integrante do conselho de administração.

Há duas semanas, a agência de notícias Bloomberg informou que Berenger estaria saindo do banco para ir para a Gávea Investimentos, controlada pelo JPMorgan Chase & Co e criada pelo ex- presidente do Banco Central Arminio Fraga.

Depois de manter Fábio Barbosa no comando da operação brasileira por três anos, até dezembro de 2010, agora, cada vez mais o banco assume a cara de seu controlador espanhol, deixando para trás características do ABN Amro Real, adquirido em 2007.

Segundo o jornal Valor Econômico, na semana passada, o banco aprovou em reunião a chegada de um novo vice-presidente, o espanhol Juan Manuel Hoyos. Em comunicado para os funcionários, o Santander afirmou que o executivo terá como foco a área de estratégia.

Mesmo antes de assumir o cargo, o executivo já estava responsável por um projeto bastante ligado ao varejo brasileiro, lançado em julho do ano passado. É o Santander 3.1, que tem por objetivo transformar o Santander no primeiro banco dos clientes em três anos. Hoje, da base de 9 milhões de correntistas pessoas físicas ativas que o banco tem, apenas 3,5 milhões são clientes que possuem um relacionamento mais estreito com o Santander.

A presença espanhola vem crescendo dentro do banco desde 2009. Naquela época, a alta cúpula do Santander – diretoria mais presidência – era composta por 53 pessoas, das quais quatro espanhóis. Hoje são 51 postos, sete deles ocupados por espanhóis.


Redação, com informações do Valor Econômico - 13/3/2012
 

seja socio