Pular para o conteúdo principal

Santander condenado por desrespeito à jornada

Linha fina
Bancário procurou departamento jurídico do Sindicato e conseguiu reparar direito a 7ª e 8ª hora
Imagem Destaque

São Paulo – O bancário aposentando do Santander Norberto de Oliveira conquistou na Justiça o direito à sétima e oitava horas em ação movida pelo departamento jurídico do Sindicato. O processo tramitou no Tribunal Regional de Trabalho de São Paulo por cerca de três anos e foi movido depois que o trabalhador se aposentou por tempo de serviço.

O funcionário do extinto Banespa conta que após a privatização do banco estadual foi transferido para uma empresa vinculada ao Santander, mas continuou com os direitos da categoria, entre eles a jornada de seis horas.

“Como sabia que a categoria bancária tem o direito às seis horas, e eu cumpria jornada de oito horas, procurei o Sindicato para entrar com uma ação. Soube que o banco depois que passou para as mãos do Santander fez uma proposta de acordo, mas só podiam aderir trabalhadores da própria instituição. Como fui transferido para uma empresa do grupo, fui impedido de receber essa reparação. Diante disso procurei o departamento jurídico do Sindicato que me auxiliou”, relata.

Norberto reforça a importância de os trabalhadores conhecerem seus direitos. “Os bancários têm de estudar seus direitos por meio da convenção coletiva. Ela é de fácil acesso e fica disponível no site do Sindicato. Se o funcionário perceber que algum direito está sendo desrespeitado, aconselho a procurar a entidade para reparação. Eu fui muito bem atendido”, afirma o trabalhador que retirou o cheque da ação na sede do Sindicato nesta sexta-feira 9.


Carlos Fernandes - 9/3/2012

seja socio