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Seminário cobra respeito ao trabalho bancário

Linha fina
Sindicato e Idec unidos para exigir dos bancos compromisso com venda responsável de produtos
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São Paulo - O modo de gestão dos bancos, que pressiona os trabalhadores para bater metas de venda de produtos, atormenta bancários e clientes. O resultado é insatisfação para todos os lados, levando as instituições financeiras ao topo das listas de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor, além do aumento de 43% nas queixas no Banco Central entre 2010 e 2011. Acompanhe a cobertura em tempo real pelo Twitter do Sindicato.

> Vídeo: assista à matéria sobre venda responsável de produtos

Para os bancários, sobra sofrimento. A pressão a que estão submetidos faz do estresse o principal problema da categoria, indicado por 65% dos trabalhadores que responderam pesquisa do Sindicato. Mais da metade (52%) está sempre preocupada com o trabalho e com dificuldade para relaxar e 47% relatam cansaço e fadiga constantes.

Para combater esse absurdo quadro, Sindicato e Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), lançam nesta quinta 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, a campanha Venda Responsável de Produtos e Serviços Financeiros. A partir das 9h, no Hotel Braston (Rua Augusta, 467, Consolação), seminário sobre o tema contará com a participação de representantes das duas entidades e de dirigentes dos organismos internacionais Consumers International e UNI Finanças Sindicato Global para debater os problemas vividos por bancários e clientes. Também será lançada cartilha que orienta os consumidores sobre os prós e contras dos principais produtos oferecidos pelas instituições financeiras – “as vedetes das metas”.

> Confira a programação completa do seminário

A campanha cobra, ainda, que os bancos firmem compromisso com princípios de responsabilidade na venda de produtos financeiros e promoção de um assessoramento justo e transparente aos consumidores, além de promover ambiente de trabalho saudável aos seus funcionários. “Queremos que as instituições financeiras sejam mais responsáveis com seus funcionários e clientes, mudando essa lógica perversa de gestão que adoece os bancários e prejudica os usuários”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Os bancos estão devendo à sociedade brasileira o cumprimento de seu papel social no financiamento do setor produtivo para o desenvolvimento econômico sustentável. Comprometer-se com a venda responsável é uma boa forma de começar a cumprir sua função.”

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Redação - 14/3/2012

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