São Paulo - A preocupação do atuário são números, fazer cálculos de acordo com premissas e orientações do Banesprev, seguindo a legislação vigente. Essa foi a resposta dada pelo representante da Towers Watson, responsável pelo estudo atuarial da entidade durante reunião com eleitos apoiados pelo Sindicato, Afubesp, Contraf-CUT e Fetec-SP.
Na oportunidade, eles questionaram novamente a implantação de premissas neste momento, que poderiam ser proteladas. Essa decisão de alterar hipóteses atuariais só onera ainda mais os participantes e assistidos do Plano II, que apresentou um déficit de R$ 170 milhões. O resultado provoca um novo rateio, aumentando a contribuição extraordinária do segmento.
O encontro foi requisitado pelos eleitos titulares do Comitê Gestor do Plano II Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira. Também compareceram ma reunião as integrantes do Comitê de Investimentos, Márcia Campos e Shisuka Sameshima, o conselheiro fiscal José Reinaldo Martins, que em abril assumirá a vaga de suplente no Conselho Deliberativo, e Lucia Mathias, que foi eleita para o próximo período como conselheira fiscal suplente.
Todos à assembleia - Por conta desse cenário desfavorável, a Afubesp convoca todos os participantes e assistidos do Plano II a estarem na assembleia de prestação de contas do Banesprev para discutir esses números. O evento será realizado no dia 6 de abril (sábado), a partir das 8 horas, no Salão Social do Esporte Clube Banespa (Av. Santo Amaro, 5.355).
Os colegas que não puderem comparecer devem enviar procurações para a Afubesp até dia 1º de abril. Confira aqui o modelo do documento.
Érika Soares, da Afubesp - 19/3/2013
Linha fina
Decisão de alterar hipóteses só onera ainda mais participantes e assistidos do Plano II
Imagem Destaque