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Setor financeiro é "potência olímpica" no Idec

Linha fina
Desde 2010, bancos, operadoras de cartão de crédito e consórcios estão no pódio de reclamações dos consumidores. No ano passado, foram mais de duas por dia
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São Paulo - Sai ano, entra ano e o setor financeiro continua em destaque no ranking de reclamações de clientes organizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Em 2012, foram vice-campeões, perderam apenas para os planos de saúde.

Ao todo, são 844 reclamações em um ano, média de 2,3 por dia, e 15,6% do total de atendimentos feitos pelo Idec. Se considerarmos apenas dias úteis, já que o instituto não funciona de fim de semana e feriados, são mais de três registros diários.

Dentre os principais motivos estão cobrança indevida, juros abusivos, endividamento, portabilidade e inscrições em cadastros de mau pagadores.

Para Ione Amorim, economista do Idec, muitas das queixas levadas ao Idec, e também ao Banco Central, têm como raiz a falta de informação clara. “Muitas vezes, o consumidor não tem acesso ao contrato de crédito e não sabe os juros que irá pagar, nem as condições para renegociar a dívida”, destaca.

Dentro do setor financeiro, os bancos foram os campeões de queixas, com 55,9%. Cartão de Crédito ficou em segundo, com 24,7%; seguido de Crédito (15%) e Consórcio (4,3%).

"Potência Olímpica" - Fossem os rankings de reclamações do Idec um quadro de medalhas, o setor financeiro certamente seria uma potência olímpica. Figuram no "pódio" desde 2010, quando ficaram em terceiro lugar. No ano passado, conseguiram superar os eternos campeões Planos de Saúde, desbancando-os do primeiro posto após 11 anos.

O ranking de atendimentos do Idec concilia dados dos Procons, além de ser um dos poucos que contabiliza planos de saúde, já que maioria dos convênios comercializados é coletivo e, por isso, não são considerados por todos os Procons. Assim, no ranking do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que leva em consideração apenas os Procons, o setor financeiro foi o grande campeão, com mais de 446 mil reclamações, ou 25% do total apurado.


Redação - 4/3/2013

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