Pular para o conteúdo principal

BB: Sindicato integra recurso contra MPT

Linha fina
Entidade terá acesso a todos os passos da ação que obriga milhares de trabalhadores a voltarem ao cargo de escriturário. Dirigentes sindicais se reuniram com funcionários atingidos e definiram outras medidas para preservar direitos
Imagem Destaque

São Paulo - O Sindicato garantiu na Justiça o direito de integrar o processo movido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o Banco do Brasil que determina que os funcionários que atingiram cargos de nível superior – engenheiros, arquitetos, advogados, analistas de TI e contadores – por critérios internos retornem ao cargo de escriturário.

A medida foi anunciada pelos dirigentes sindicais a diversos trabalhadores atingidos em reunião ocorrida na quinta 12, no Sindicato. A entidade passou a constar na ação na qualidade de assistente do réu, no caso o Banco do Brasil.

“Com isso teremos acesso a todas as fases do processo. Os questionamentos do banco em sua defesa. E assim teremos mais poder de argumentar a favor dos trabalhadores”, afirma o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.

Na reunião foi decidido que os representantes dos trabalhadores marcarão audiência com integrantes do MPT para relatar os prejuízos financeiros que a medida causará a milhares de funcionários em todo o país. Além disso, há o risco de serem paralisadas as concessões de crédito para programas sociais do governo como o Minha Casa Minha Vida que muitos desses profissionais estão habilitados a fazer.

“Reivindicamos que essa determinação prevaleça daqui para a frente. Isso manteria os direitos e a remuneração de todos os bancários atingidos sem prejuízos à população de baixa renda”, afirma Claudio Luis de Souza, integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários.

Entenda o caso – Pela decisão da 16ª Vara do Trabalho de Brasília quem entrou na empresa após de 5 de outubro de 1988 e alcançou por critérios internos cargos de nível superior devem retornar à função de escriturário.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho e atinge trabalhadores em função de arquiteto, contador, analista de TI, engenheiro e advogado.

O Banco do Brasil recorreu da decisão, com o Sindicato garantindo a participação como seu assistente.na defesa dos interesses dos funcionários.

Leia mais
> Decisão afeta milhares com nível superior no BB


Jair Rosa – 17/3/2015

seja socio