Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Reaja!

Fracasso chileno inspira reforma da Previdência de Bolsonaro

Linha fina
Implantado pela ditadura de Augusto Pinochet, sistema de capitalização fez com que o valor dos benefícios de 80% dos aposentados seja inferior ao salário mínimo do país
Imagem Destaque
Reprodução

Na quinta-feira 21, ao chegar para sua visita ao Chile o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o modelo de capitalização individual da previdência chilena, implantado pela ditadura de Augusto Pinochet nos anos 1980, inspira sua proposta de reforma da Previdência. "Nós é que estamos com a bola na mão lá [no Brasil], nós é que temos que resolver nossa Previdência. Pelo que sei, aqui [no Chile] está totalmente controlada situação, nós é que temos problemas", declarou o presidente.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Para a secretaria-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, o presidente não mentiu ao citar o modelo chileno como inspiração da sua proposta de reforma da Previdência, porém omitiu as consequências desastrosas desse modelo para a população chilena, que hoje frequentemente realiza grandes manifestações (foto acima) contra o sistema previdenciário de capitalização individual.

“O modelo de capitalização individual, que no Brasil é o grande presente do Paulo Guedes aos banqueiros, empobreceu a população idosa do Chile. Hoje, 80% dos aposentados chilenos ganham menos de um salário mínimo do país e 44% vivem abaixo da linha da pobreza. Além disso, a taxa de suicídio de idosos acima dos 80 anos no Chile é a maior da América Latina e uma das maiores do mundo”, diz Neiva.

> Capitalização da Previdência e seus efeitos nefastos no Chile
> Na reforma da Previdência, Brasil poderá optar entre Europa e Chile

“Nós temos uma grande vantagem em relação ao Chile para não tomarmos o mesmo caminho que eles tomaram em relação ao sistema previdenciário. Nós temos o exemplo do fracasso da capitalização naquele país. Um triste espelho do nosso futuro, da vida da nossa população idosa, caso a reforma da Previdência for aprovada. Por isso, estamos em mobilização permanente contra essa reforma, que coloca toda a responsabilidade pela aposentadoria nos trabalhadores, isentando patrões e o Estado de qualquer contribuição”, acrescenta.

De acordo com o economista chileno Andras Uthoff, a capitalização transformou os adultos chilenos de classe média em idosos pobres.

> Previdência: capitalização irá empobrecer população
> Capitalização vai aprofundar "déficit" da Previdência, afirmam economistas

“Quando a reforma foi implantada, prometia-se uma aposentadoria de 70% da média do salários que a pessoa recebera durante a vida ativa. Hoje em dia, as taxas de reposição são em média de 35%. Quer dizer que a renda dessas pessoas diminuiu 65%, é uma mudança muito grande. Você vive a vida de trabalhador como classe média. Ao sair dela, se torna pobre”, declarou o economista em entrevista à Carta Capital.

seja socio