Pular para o conteúdo principal

BB não negocia e plano de saúde dos aposentados do Economus é extinto

Imagem Destaque
Ilustração de pessoas desolada, com a cruz médica rachada ao fundo

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, assim como demais entidades representativas dos bancários do Banco do Brasil, reivindica há décadas que os trabalhadores incorporados pelo BB, como é o caso dos oriundos do Banco Nossa Caixa (BNC), tenham direito a ingressar na Previ e Cassi. Porém, o banco sempre deu de ombros para os direitos dos incorporados, mesmo assinando em 2018 e 2020 acordos coletivos de trabalho que previam a implementação de mesas de negociação, que não tiveram qualquer avanço. Agora, o descaso do Banco do Brasil com estes trabalhadores chegou a uma situação limite com a extinção do Novo Feas, plano de saúde dos aposentados beneficiários do Economus

Os beneficiários do Novo Feas foram comunicados que a partir de 8 de abril encerram-se os atendimentos, sendo que, a partir de 9 de abril, as carteirinhas do plano deixarão de ser aceitas pela rede credenciada. O Economus manterá a cobertura assistencial aos beneficiários internados em regime hospitalar ou domiciliar, com o atendimento garantido até a alta médica.   

No comunicado enviado aos beneficiários, é apresentada a “alternativa” de migração para o plano Economus Futuro, que possui precificação individual e distinção de valor por faixa etária, o o torna muito mais caro que o em breve extinto Novo Feas. No caso dos beneficiários que litigam judicialmente questões relacionadas ao plano Novo Feas, o Economus comunicará o encerramento do plano nos autos de cada processo 

“Este é o resultado da omissão do BB em garantir a Cassi e Previ para todos. Uma postura insensível que, agora, deixa os incorporados do BNC que se aposentaram desassistidos, uma vez que a migração para o plano Economus Futuro é inviável financeiramente para a maioria destes aposentados. O valor do plano para um titular e seu cônjuge consumiria, em média, a metade do rendimento do titular. Além disso, a rede credenciada do Economus Futuro é menor do que a do Novo Feas”

Adriana Ferreira, dirigente do Sindicato e bancária do BB

“Continuaremos cobrando do Banco do Brasil, de forma cada vez mais incisiva, a Cassi e Previ para todos. Esta é a única solução para a situação dos incorporados, uma vez que a alternativa hoje apresentada de forma praticamente compulsória só resultará em evasão e desamparo. Os incorporados do BNC merecem respeito”, conclui Getúlio Maciel, dirigente sindical da Fetec-CUT/SP e integrante da Comissão Executiva dos Funcionários do BB (CEBB).  

seja socio