Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mês da Mulher

8 de Março: a luta das mulheres é de toda sociedade

Imagem Destaque
Logo do Sindicato para o Mês da Mulher: desenho com mulheres de punho erguido e a frase: Democracia e Igualdade, para todas as mulheres, para todos nós

A luta das mulheres é a luta de todos nós. Quando elas se unem por igualdade de oportunidades, por igualdade salarial, por respeito à diversidade, pelo fim de todos os tipos de violência de gênero, pelo combate ao assédio sexual no trabalho, por mais participação política e por relações compartilhadas entre os gêneros nos cuidados com os filhos e com a casa, estão na verdade defendendo uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, sem discriminações de gênero, raça, credo ou orientação sexual. Enfim, um mundo melhor para todos: mulheres, homens, crianças, idosos, LGBTQIA+ e PCDs.

Por isso que o tema do Sindicato para este mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), é “Democracia e Igualdade: para todas as mulheres, para todos nós!”. O momento é de refletir sobre a realidade das mulheres no mundo e no país, destacar as conquistas, reforçar a luta e os desafios e não esquecer que precisamos fortalecer nossa democracia, que continua ameaçada pelo avanço da extrema direita.

“A democracia permanece na pauta da sociedade e é fundamental quando discutimos igualdade de gênero. E a importância da representatividade feminina em todas as instâncias e espaços. Tivemos avanços no governo Lula, principalmente na aprovação da lei da igualdade salarial e na luta contra a misoginia. Nossa luta se mantém firme a favor da igualdade salarial na prática, contra a desigualdade de gênero, o racismo estrutural, o machismo e a homofobia.”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região

“Essa luta não é só das mulheres, é de todos que querem a sociedade brasileira mais justa e um mundo melhor”, reforça Neiva.

Ato na Paulista, sexta 8 de março

O Ato pelo Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira, 8 de março, será na Avenida Paulista, com concentração no vão do Masp a partir das 16h, e caminhada em seguida.

Como já é tradição, o Sindicato convida as bancárias e também os bancários a se encontrarem na Regional Paulista (Rua Carlos Sampiao, 305, próximo ao metrô Brigadeiro), a partir das 14h. Para de lá saírem todas e todos em marcha até o Masp.

Veja as pautas defendidas no 8 de Março:

Programação do Sindicato

O Sindicato também organizou uma programação para o Mês da Mulher. O Samba de Resistência com Elas, no sábado 16, na Quadra dos Bancários faz parte dessa programação. A agenda completa será divulgada em breve.

seja socio