São Paulo – Representantes dos empregados e da direção da Caixa Federal assinaram termo aditivo ao Acordo Coletivo 2011/2012, ampliando os debates na Comissão de Conciliação Voluntária (CCV).
Pelo termo, firmado na quinta 12 em Brasília, a conciliação voluntária passa a ser admitida também para questões relacionadas às 7ª e 8ª horas dos ocupantes de cargos em comissão de natureza técnica. O debate em torno da pendência abrange período da até cinco anos anteriores ao desligamento sem justa causa ou aposentadoria do empregado. Para quem não está mais na função, a data de referência para o cálculo do passivo passa a ser 1º de setembro de 2011.
O aditivo para ampliação da CCV a empregados ativos que desejam discutir pendências de 7ª e 8ª horas dos cargos em comissão já está previsto pela cláusula 49 do Acordo Coletivo 2011/2012.
“Reforçamos que a CCV só acontece a pedido do empregado. E que ele não é obrigado a aceitar as propostas apresentadas pela Caixa. No entanto, é uma negociação com a presença do Sindicato e de representante da empresa, além do próprio empregado, que pode chegar a acordos que evitam aguardar desfechos das ações judiciais”, esclarece o diretor executivo do Sindicato Kardec de Jesus.
Redação, com informações da Fenae - 13/4/2012
Linha fina
Comissão de Conciliação Voluntária só ocorre quando solicitada pelo empregado, que pode recusar os termos propostos pelo banco
Imagem Destaque