Pular para o conteúdo principal

Chapa eleita na Cassi presta contas ao banco

Linha fina
Assuntos tratados no encontro não foram divulgados pela chapa Mais União, formada em grande parte por altos executivos aposentados; falta de transparência e proximidade com a gestão do BB coloca direitos dos associados em risco
Imagem Destaque

A chapa Mais União, vencedora das eleições da Cassi, nem mesmo tomou posse na caixa de assistência dos funcionários do Banco do Brasil e já se reuniu com o banco. O tema da reunião não foi revelado pela chapa, formada em grande parte por altos executivos aposentados do BB.

Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Banco do Brasil
> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“A nova diretoria deve ter errado o endereço. Tinham de buscar a Cassi, mas se perderam e acabaram em uma reunião com o banco. Talvez um `ato´ falho que revele a quais interesses essa chapa eleita irá servir”, ironiza o diretor do Sindicato e bancário do BB João Fukunaga.

“Durante a campanha nós já alertávamos para os riscos de eleger uma chapa não comprometida com os associados, formada por altos executivos aposentados. Essa reunião com o BB, sobre a qual não foi prestado nenhum esclarecimento quanto aos temas abordados, é um primeiro exemplo de quais serão as prioridades dessa gestão recém-eleita. Foram mostrar ao banco a vitória que obtiveram juntos? A `união´ que sugerem no nome da chapa é entre a diretoria da Cassi e os interesses do banco?”, questiona Fukunaga.

O diretor do Sindicato alerta que hoje os associados da Cassi, da ativa e aposentados, enfrentam uma conjuntura de retirada de direitos imposta tanto pelo governo federal, com as resoluções da CGPAR, quanto pelo próprio banco.  

“Entre outros ataques, pretendem impor a cobrança por dependente, o que abrange não somente os filhos, mas também cônjuges dos associados, da ativa e aposentados. Também querem alterar o modelo de custeio com cobrança diferenciada por faixa etária, aniquilando o princípio da solidariedade. Nesse contexto, no qual um governo ilegítimo e a gestão do BB atacam nossas conquistas históricas de forma desavergonhada precisamos ficar alertas para defender a Cassi. Como sempre, estaremos na luta em defesa dos associados, juntamente com o Sindicato, que continuará exercendo seu papel de fiscalizar a nova diretoria e atuar pelo fortalecimento da Cassi”, conclui João.
 

seja socio