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Bancários da CABB definem reivindicações

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Propostas serão encaminhadas ao Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
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São Paulo – Os bancários das centrais de atendimento do Banco do Brasil (CABB) de São Paulo, Paraná, Bahia e Brasília discutiram os problemas comuns que enfrentam no dia a dia e definiram propostas a serem discutidas durante o Congresso Nacional dos Funcionários do BB, entre 15 e 17 de junho, em São Paulo. A reunião desses funcionários ocorreu no sábado 12, na sede do Sindicato.

Os principais eixos dentre as questões abordadas são: o fim do assédio moral, melhores condições de trabalho, elevação da gratificação de função dos atendentes e a equiparação salarial de atendentes B com A, pelo maior valor.

O diretor do Sindicato Getúlio Maciel avaliou positivamente o encontro, onde houve relatos de maus tratos na relação de gerências com os atendentes, descumprimento do acordo coletivo pelo Banco do Brasil no que se refere à remuneração desses funcionários, além da existência de um complexo aparato de controle e repressão, possibilitando péssimo ambiente de trabalho e propício à condutas indesejáveis na relação com os trabalhadores.

“Vamos apurar minuciosamente as denúncias e as encaminharmos ao Ministério Público do Trabalho, buscando solução a essas situações. Os empregados também se queixam da excessiva cobrança por vendas, que nem sequer melhoram o valor da PLR que recebem”, diz Getúlio

Por ocasião do encontro, os trabalhadores também apresentaram pautas organizativas, que dizem respeito à mobilizações para garantir direitos, alcançar melhorias na remuneração e no ambiente organizacional, uma vez que a empresa já vem demonstrando descaso quanto às reivindicações dos funcionários da CABB nas mesas de negociações.

“Em breve, todas as centrais farão atos e paralisações, a fim de pressionar a empresa a mudar esse quadro dramático”, completa o dirigente sindical.

Principais reivindicações do 2º Encontro Nacional de Funcionários das CABBs
- Pagamento do valor de 55 % do VP A1 + gratificação semestral do A1, como gratificação de função para os atendentes, conforme cláusula 8ª do ACT/CCT do Banco Brasil.
- Melhorar o pagamento da Parcela BB Variável – Módulo Bônus, para os atendentes.
- Unificação das comissões de atendentes A e B, pelo maior valor salarial.
- Criar novos níveis de encarreiramento, novas comissões e valorização por tempo de serviço.
- Exigir do BB a emissão da CAT para os trabalhadores da CABB quando for comprovada, através do ambulatório e/ou consulta médica, a existência de doença oriunda das atividades exercidas pelos atendentes.
- Cumprimento de jornada de seis horas, com a integração do intervalo de 20 minutos.
- Exigir do BB o cumprimento dos itens 5.4.5 e 5.7 do anexo II da NR 17, que preconiza a não punição, anotação ou repercussão nas avaliações de aderência, monitoramento, competência e desempenho ou quaisquer outros tipos de avaliações.
- Melhorar a capacitação dos funcionários, preparando-os para novas funções, assegurando maior participação nos cursos presenciais.
- Exigir a participação dos trabalhadores na confecção dos acordos de equipe.
- Ratificar a existência de apenas uma forma de avaliação, no caso a GDC, para fins de comissionamento, extinguindo as avaliações de monitoramento e a aderência e conformidade.
- Desatrelar o oferecimento de produtos na avaliação do índice da Monitoria.
- Fim da terceirização nas CABBs.


Carlos Fernandes - 17/5/2012

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