Pular para o conteúdo principal

Diretora do Sindicato é eleita para o Economus

Linha fina
Tânia Balbino será suplente do Conselho Deliberativo e defenderá Cassi e Previ para todos
Imagem Destaque

São Paulo – A diretora do Sindicato Tânia Balbino foi eleita suplente para o Conselho Deliberativo do Economus, o instituto de previdência dos funcionários oriundos da Nossa Caixa, incorporada pelo Banco do Brasil em 2008. A dirigente teve 2.135 votos no pleito que ocorreu de 4 a 14 de maio, com votação pelo site da entidade.

“Agradeço aos que votaram em mim. Minha atuação no Conselho será pautada pela defesa dos interesses dos participantes, tanto da ativa quanto aposentados, defendendo principalmente a Cassi e Previ para todos e com qualidade. Mas para isso ocorrer se faz necessário a participação dos suplentes nas reuniões, que é uma das propostas defendidas pelo Sindicato, Fetec-CUT e Contraf-CUT”, diz Tânia.

A dirigente da Fetec-CUT e também suplente do Conselho Deliberativo, Adriana Pizarro, acompanhou todo o processo eleitoral e lamenta o alto índice de abstenções. Dos 19.403 aptos a votar, apenas 7.214 efetivaram o voto. “Isso significa que 63% não votaram. É lamentável que os trabalhadores se mantenham distantes de um processo que é importantíssimo em suas vidas. Os bancários precisam entender que o que está em jogo é a aposentadoria e a saúde deles e de seus dependentes, já que o Economus também administra o plano de saúde dos participantes. As mudanças só acontecem com a participação de todos”, enfatiza Adriana.

Os titulares eleitos foram Francisco Vianna e Itamar de Souza Menezes (Conselho Deliberativo) e José Zamai (Conselho Fiscal). “Parabenizamos os eleitos e esperamos que façam um mandato voltado de fato para os interesses dos participantes, o que significa defender a entrada dos oriundos da Nossa Caixa na Cassi e na Previ, hoje restritas aos bancários que são originalmente do Banco do Brasil. Somos todos funcionários do mesmo banco, portanto, os eleitos para o Economus só estarão defendendo os interesses dos trabalhadores se combaterem essa discriminação”, afirma Tânia.

Ela acrescenta que a entrada das cerca de 60 mil vidas do Economus na Cassi fortaleceria mais ainda o plano. “Seria uma aquisição muito favorável aos usuários da Cassi em São Paulo, acarretando, indiscutivelmente, o necessário aumento de prestadores de serviço na rede de credenciados.”

Democracia – A participação dos suplentes, com direito a voz, nas reuniões dos conselhos é outra proposta defendida pela dirigente. “O Sindicato, a Fetec-CUT e a Contraf-CUT defendem essa mudança para que o processo democrático e a boa governança sejam respeitados. Os suplentes têm voz na Previ, na Cassi e não há justificativa para que o mesmo banco adote políticas diferentes”, reforça Tânia.


Redação - 15/5/2012

seja socio