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Reação contra postura antissindical do BB

Linha fina
Trabalhadores fizeram um ato em frente ao Complexo São João, onde bancários sofreram retaliação por participarem de Dia Nacional de Luta
Imagem Destaque

São Paulo - A insistência da direção do Banco do Brasil em manter retaliação contra funcionários do Complexo São João que participaram do Dia Nacional de Luta de 28 de março levou o Sindicato a organizar protesto na concentração na manhã de quinta 3.

> Fotos: galeria de imagens da manifestação

Os gestores do CSO 1900 (Centro de Suporte Operacional) anotaram a participação no GDC – sistema de avaliação do banco - dos trabalhadores. O dia de luta foi realizado em quatro concentrações e somente na São João é que houve retaliação. O Sindicato exige que o registro seja anulado.

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A manifestação desta quinta 3 foi realizada na porta das três entradas do Complexo São João, onde a postura antissindical do banco foi denunciada não apenas para funcionários mas também para clientes. Em todas elas, os bancários que entravam demonstraram apoio e indignação com a postura do BB.

> Leia O Espelho e a Carta ao Cliente distribuídos

"O banco tenta rotular os manifestantes como irresponsáveis afirmando que eles não respeitaram o ponto eletrônico nem a instrução normativa, o que é uma mentira, pois foi uma manifestação amplamente divulga pelos meios de comunicação do Sindicato e em boletim de convocação entregue a todos os funcionários da concentração", afirma Paulo Rangel, diretor do Sindicato e funcionário do BB.

Nem diante de um ato contra práticas antissindicais o banco mudou de postura. Logo no início da manifestação, um representante do BB tentou retirar os cartazes levados pelo Sindicato.

Promoções - Além de criticar a anotação e cobrar sua retirada, o protesto serviu também para exigir transparência da direção da empresa nos processos de promoção. Rangel explica que o TAO - sistema de pontuação - não é respeitado fazendo com que as nomeações sejam feitas sem critérios de impessoalidade e objetividade, servindo para formar grupos de influência.

Bom para Quem? - Aos clientes foi esclarecida também a necessidade de o Banco do Brasil colocar mais funcionários à disposição, especialmente depois dos anúncios de cortes de juros feitos em abril. "A redução das taxas é boa para o desenvolvimento do país, para os consumidores, para o banco e tem de ser boa também para os funcionários, que não podem ficar ainda mais sobrecarregados com o aumento da demanda.

Segundo o balanço do primeiro trimestre do banco aponta que o programa de corte Bom pra Todos encerrou abril, mês em que foi lançado, com cerca de 124 mil adesões a pacote de serviços.

Os desembolsos diários aumentaram em mais de 50% passando de R$ 190,5 milhões para R$ 288,5 milhões somente para pessoas físicas. O crédito - também para famílias - somou R$ 133 bilhões, alta de 14,2% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Esse volume corresponde a 28,1% da carteira total da instituição. As operações do crédito consignado atingiram R$ 52,6 bilhões, com um crescimento de 14,3%. Já os financiamentos para as empresas aumentaram 17,8%, totalizando R$ 211,4 bilhões.


André Rossi - 3/5/2012

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