São Paulo – O Sindicato entrou com ação no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT da 2ª Região) para que o Banco do Brasil não reduza os salários dos funcionários por conta do novo plano de funções, imposto pelo banco sem negociação prévia com as entidades representantes dos trabalhadores.
É entendimento do Sindicato que, com as novas regras do plano, todos foram prejudicados, direta ou indiretamente. Escriturários e caixas, ao serem promovidos para assistentes ou gerentes, ingressarão com valor da função reduzido e sem garantia de reajustes futuros nas respectivas verbas. Assistentes que optaram pela jornada de seis horas tiveram redução salarial de 16,25% e, quem não aderiu, sofreu diminuição do valor recebido pela função. Os gerentes foram prejudicados pela redução do montante pago pela função, atingindo imediatamente comissionados com mais tempo de banco e que tinham zerado a antiga verba CTVF, com reflexo para todos, pois o que era piso virou teto.
O departamento jurídico do Sindicato pediu antecipação de tutela para os funcionários que foram forçados a reduzir sua jornada de oito para seis horas e para aqueles que tenham pelo menos 10 anos de função comissionada.
Andréa Ponte Souza - 8/5/2013
Linha fina
Sindicato ingressou com pedido de antecipação de tutela junto ao TRT São Paulo para impedir banco de diminuir salários de comissionados
Imagem Destaque