Pular para o conteúdo principal

Processo de mudança para Lapa não é transparente

Linha fina
Para Sindicato, comunicado do banco no Diário Oficial da União suspendendo locação não garante fim da transferência e funcionários devem continuar pressionando
Imagem Destaque

São Paulo - Após pressão do Sindicato, a direção do Banco do Brasil reviu sua decisão e publicou na segunda-feira 20, um comunicado no Diário Oficial da União cancelando a ratificação de interesse de aluguel no prédio da Lapa com dispensa de licitação. Para o Sindicato, a medida não garante que a transferência não vai mais ocorrer e os trabalhadores devem continuar pressionando.

> Veja comunicado no Diário Oficial do dia 20

Comunicado anterior, no dia 29 de abril, havia sido publicado no Diário Oficial informando que o BB pretende alugar o antigo prédio da Siemens, no bairro da Lapa, pelo período de 60 meses, no valor de R$ 1,8 milhão por mês. De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Tecnológico), o terreno onde se localiza o edifício está contaminado.

> Veja DOU de 29/4

O diretor do Sindicato Ernesto Izumi diz que, em reunião no dia 16, mediada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a pedido do Sindicato, o banco alegou não saber que a Cetesb tinha autuado a Siemens por não cumprir as medidas de remediação (descontaminação) do terreno. “A direção do banco afirmou que iria realizar diligências para apurar a denúncia e comunicar o resultado ao Sindicato. Devido a essa necessidade, o MTE suspendeu o processo de mediação por 30 dias, prazo para o banco e o Sindicato se manifestarem”, diz o dirigente.

> Leia ata da reunião com MTE

Para a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, o comunicado publicado na segunda 20 no Diário Oficial revela falta de transparência no processo. “A postura do representante na mesa, o senhor Leonel Prado de Moraes, de negar conhecimento de fatos apresentados pelo Sindicato desde o ano passado, é prova de que alguma coisa está errada. Nós exigimos apuração e reivindicamos a manutenção dos trabalhadores no centro de São Paulo”, afirma Raquel.

Atribuição de responsabilidades – Na reunião do dia 16, os representantes do banco disseram que a decisão da transferência dos funcionários é um ato de gestão do Conselho de Administração do BB e o transporte dos funcionários, em caso de mudança de endereço, é competência da Gestão de Pessoas do banco. Para Ernesto, o representante do banco tentou atribuir a outros setores as próprias funções. "Desde o início o responsável pela condução do processo foi a Cenop (ex-CSL) cujo gerente é o Leonel, e cabe a ele e ao banco se justificarem sobre a transferência agora", afirma.


Redação - 22/5/2013

seja socio