Pular para o conteúdo principal

Bancários do BNB receberão 2ª parcela da PLR

Linha fina
Depois de muitas cobranças do movimento sindical, banco público acertará pendência da Campanha 2013
Imagem Destaque

São Paulo - Depois de mobilizações e várias negociações dos representantes dos trabalhadores com a direção da empresa e com o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil finalmente receberão a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados conquistada na Campanha 2013.

Durante rodada de negociação na quarta 7, entre dirigentes sindicais e o presidente do BNB, Nelson Antonio de Souza, ficou acordado que serão destinados R$ 20 milhões para fazer o crédito aos trabalhadores.

“A direção do BNB fez alterações no balanço, reduzindo o lucro de 2013, o que inviabilizaria o pagamento do complemento da PLR. Questionamos essa medida e deixamos claro que os funcionários não podiam ser penalizados com essas mudanças e exigimos que eles recebessem a segunda parcela. Até porque os acionistas não foram prejudicados e receberam seus dividendos”, afirma o secretário-geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza.

No ano passado os empregados tiveram creditada a antecipação de 70% da regra própria de PLR, que estabelece o pagamento de 90% do salário do funcionário, mais remuneração variável e a distribuição linear de 3% do lucro líquido. Os representantes reivindicaram que o acerto fosse feito até sexta 9. O negociador pelo banco, no entanto, se limitou a informar que o crédito ocorrerá o mais breve possível.

Além disso, as entidades sindicais reivindicaram o abono da falta referente às paralisações pelo pagamento da PLR. O BNB atendeu a essa reivindicação.

Na reunião, o representante do banco propôs que para 2014 fosse adotado formato de distribuição como ocorre atualmente com o Banco do Brasil e a Caixa Federal. Os dirigentes sindicais argumentaram que os debates sobre Participação nos Lucros e Resultados só voltarão a ser tratados durante a Campanha 2014.


Jair Rosa - 9/5/2014

seja socio