A celebração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora deste ano tem como tema “Por um Brasil mais Justo”. O ato unificado foi construído por diversas frentes. A CUT e as demais centrais sindicais formularam uma pauta de reivindicações, que reflete os anseios da classe trabalhadora: pelo emprego decente, correção da tabela do imposto de Renda, redução dos juros e valorização dos servidores públicos.
O processo, que parte da compreensão da diversidade dos trabalhadores, quer seja em virtude de aspectos individuais ou relacionados às suas categorias profissionais, é cristalizado na coletividade. Esse exercício é um movimento contínuo de valorização e fortalecimento da democracia.
A categoria bancária compartilha deste mesmo princípio, exaltando a participação de cada bancário e bancária na construção da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024. Para tanto, partimos da consulta aos bancários para que seja possível definir as prioridades que formarão a pauta reivindicatória e nossa luta na mesa de negociações.
A contribuição de cada trabalhador é fundamental para que os eixos principais - remuneração como índices de reajuste para salários e PLR; saúde e condições de trabalho; emprego; segurança; teletrabalho; e igualdade de oportunidades - possam ser desdobrados em cláusulas que serão defendidas e poderão integrar a CCT.
Acreditamos e celebramos as reflexões e lutas do 1º de Maio coletivamente, cotidianamente e democraticamente.
Viva a união e a luta da classe trabalhadora!