São Paulo – Em resposta às questões levantadas por participantes da Previ e representantes sindicais, o Banco do Brasil divulgou um comunicado aos trabalhadores para esclarecer que não tem pretensão de retirar o patrocínio do fundo de pensão dos funcionários do BB – a Previ.
A resposta, veiculada nesta sexta-feira 22, é uma referência à discussão sobre a nova resolução apresentada ao CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) pela Secretaria de Políticas da Previdência Complementar, que regulamentaria a retirada de patrocínio dos fundos de pensão por parte dos empregadores. A norma não diz respeito a uma empresa ou fundo específico, mas ao Sistema de Previdência Complementar como um todo.
Muitas empresas privadas patrocinadoras de entidades de previdência complementar estão retirando o patrocínio dos fundos, levando insegurança aos trabalhadores que contribuem. Representantes da Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), que participam do CNPC, estão cobrando a revisão da norma de retirada de patrocínio para proteger os interesses e direitos dos trabalhadores. Afirmam, ainda, que a Previc – órgão que regula a previdência complementar no país – não está tomando medidas de proteção dos direitos adquiridos aos associados dessas entidades.
Leia mais
> Sasseron explica consulta sobre retirada de patrocínio
> Representantes da Previ orientam os funcionários a se manifestar por direitos na previdência complementar
Tatiana Melim - 22/6/2012
Linha fina
Banco se manifesta sobre nova resolução em debate no Conselho Nacional de Previdência Complementar, após questionamentos do funcionalismo
Imagem Destaque