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Brasileiros não querem bancos sem agências

Linha fina
Pesquisa aponta que 80% dos usuários deixariam instituição que fechasse atendimento físico
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São Paulo - Os bancos ganharam mais um indicativo da importância dos bancários. Pesquisa realizada pela Cisco aponta que 80% dos entrevistados abandonariam seu banco caso as agências fossem fechadas. As informações foram divulgadas na quarta-feira 20. De acordo com o diretor de estratégia da Cisco do Brasil, Paulo Abreu, “a agência bancária ganha um novo papel. Vai ser o elo de integração entre os canais (virtual e físico)”. Foram ouvidos 5,3 mil consumidores de produtos bancários em cinco países desenvolvidos (Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido) e emergentes (Brasil, China e México).

A esmagadora maioria dos brasileiros que responderam a pesquisa (92%) disse que gostaria que as agências bancárias oferecessem mais serviços financeiros e de assessoria. O uso da internet, apesar de alto, restringe-se a transações bancárias mais simples, como pagamento de contas, consultas de extrato e saldo: 82% dos brasileiros preferem utilizar as operações virtuais nesses casos. Nos países desenvolvidos esse número é de 77% e nos emergentes, 70%. O levantamento mostrou que, em nível global, os clientes rejeitam a ideia de agências muito automatizadas: 81% das pessoas de países emergentes e 56% nos desenvolvidos preferem entrar em uma agência bancária para receber atendimento personalizado e assessoria financeira.

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, essa pesquisa reforça o papel fundamental dos bancários. “As pessoas estão entregando seu dinheiro aos bancos, elas querem um retorno seguro. Muitas transações são feitas por confiança no bancário. Os empregados dos bancos são figuras importantes que precisam ser valorizadas”, ressalta a dirigente.


Com informações do DCI - 21/6/2012

 
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