São Paulo – A decisão da direção do Banco do Brasil de ampliar a contratação de correspondentes bancários dentro das agências será motivo de protesto dos bancários. Nesta quinta-feira 28, o Sindicato organiza manifestações em agências e no prédio da diretoria de varejo em São Paulo para denunciar a prática.
> Banco do Brasil amplia correspondentes bancários nas agências
Conforme apuração feita pelo Sindicato, a direção do BB decidiu expandir a atuação dos correspondentes nas salas de autoatendimento, após a prorrogação do prazo para a execução da Resolução 4.035, anunciada em novembro do ano passado pelo Banco Central. A medida proíbe o funcionamento de correspondentes bancários dentro de agências e postos de atendimento.
O prazo inicial para que os bancos se adequassem à medida era janeiro de 2012, sendo posteriormente prorrogada para abril. Entretanto, por meio da Resolução 4.035, o Banco Central adiou novamente o prazo, agora previsto para novembro, o que significa que os bancos precisam acabar com a atuação dos correspondentes bancários dentro das agências até o prazo estipulado.
> Adiada proibição de correspondentes em agências
Para o diretor executivo do sindicato Ernesto Izumi, além de o banco não respeitar a determinação do Banco Central ao expandir a contratação de correspondentes nas agências, não cumpre com o seu papel de empresa pública.
“Essa direção adota medidas que vão na contramão do papel social de banco público, com práticas que precarizam o trabalho e desvalorizam as conquistas da categoria bancária. O Sindicato é contra essas práticas e irá se manifestar nesta quinta. A denúncia também será entregue ao BC e ao Conselho Monetário Nacional”, destaca.
Denuncie – Entre em contato com o Sindicato e denuncie os casos de atuação de correspondentes bancários dentro das agências através do 3188-5200 ou clicando aqui.
Tatiana Melim – 26/06/2012
Linha fina
Direção do Banco do Brasil vai na contramão da determinação do Banco Central e expande contratação dentro das agências
Imagem Destaque