Pular para o conteúdo principal

Sindicato reúne-se com bancários do Cruzeiro do Sul

Linha fina
Mais de 200 trabalhadores debateram sua situação no banco com a presidenta da entidade
Imagem Destaque

São Paulo – Sanar dúvidas e levar tranquilidade aos trabalhadores. Esse foi o principal objetivo da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que na tarde de sexta 22 reuniu-se com cerca de 200 funcionários do Cruzeiro do Sul.

A dirigente informou aos bancários sobre a reunião com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e com o Banco Central, nos dias 14 e 19 de junho, respectivamente, nas quais manifestou a preocupação do Sindicato com os direitos dos funcionários e garantiu canal aberto de diálogo durante todo esse processo de intervenção no banco.

> Bancários se encontram com FGC do Cruzeiro do Sul

O Regime de Administração Especial Temporária (Raet) ao qual está submetido o Cruzeiro do Sul é considerado pelo BC o melhor mecanismo porque mantém o banco funcionando enquanto apura os fatos, corrigindo procedimentos operacionais ou eliminando deficiências que possam comprometer seu funcionamento. “O gestor do FGC, Celso Antunes, garantiu ao Sindicato que salários e direitos dos bancários estão garantidos durante todo o Raet (que tem prazo de 180 dias a partir de 4 de junho, renováveis por mais 180 dias)”, lembrou Juvandia. “O BC quer manter os funcionários e o banco funcionando para a venda. E continuaremos exigindo respeito a todos os direitos dos trabalhadores, seja qual for o novo proprietário do banco. A Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários é nacional, ou seja, vale para todos os empregados de todas as instituições financeiras no Brasil.”

Juvandia esclareceu também que, de acordo com o FGC, não estão previstos cortes de funcionários, nem qualquer programa de demissão, já que o objetivo é manter o Cruzeiro do Sul em pleno funcionamento.

“Todas as dúvidas e os receios apresentados pelos bancários, serão levados ao gestor do FGC. Também vamos tentar marcar uma nova reunião, da qual Antunes participe para responder diretamente às questões dos trabalhadores”, informa a presidenta do Sindicato.



Cláudia Motta - 22/6/2012
seja socio