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GT para debater reabilitação no Bradesco

Linha fina
Em negociação, banco apresenta premissas para discutir programa voltado aos afastados por doença ocupacional. Vale-cultura também foi discutido
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São Paulo - A Comissão de Organização dos Empregados discutiu com representantes do Bradesco duas das principais reivindicações da campanha nacional de valorização dos funcionários: o programa de reabilitação profissional dos afastados por doença ocupacional e o vale-cultura. A negociação ocorreu nesta quarta 19, na sede do banco, em Osasco.

Para a reabilitação profissional foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) com representantes dos trabalhadores e do banco. Nele, o banco apresentou premissas para a elaboração de uma proposta, entre elas a implantação de equipe multiprofissional para assegurar ao funcionário a realização de atendimentos especializados e exames.

Essa equipe, de acordo com documento entregue pelo Bradesco, seria composta por médico de trabalho, assistente social e psicólogo, para dar suporte para que o profissional reabilitado possa desempenhar funções sem voltar a comprometer sua saúde. Ainda segundo texto do banco, haveria um técnico de segurança do trabalho para avaliar e adequar as condições do posto e um engenheiro de trabalho com a incumbência de supervisionar e aprovar os locais para os quais os funcionários serão reabilitados deslocados.

“Vamos analisar as premissas e voltaremos a nos reunir em 3 de julho para negociar proposta conjunta que satisfaça tanto os trabalhadores quanto o banco”, explica o diretor do Sindicato Marcelo Peixoto.

Vale-cultura – Também nesta quarta-feira foram iniciadas as discussões para a concessão de vale-cultura aos bancários. “Já que o banco patrocina diversos eventos, em contrapartida poderia contribuir para que os funcionários também possam frequentá-los”, considera Marcelo Peixoto.

O vale-cultura está previsto na lei federal nº 12.761, de 27 de dezembro de 2012, que instituiu o Programa de Cultura do Trabalhador, mas depende da adesão das empresas.

Campanha – A Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco está nas ruas de todo o Brasil desde 7 de maio, com debates nos locais de trabalho e atividades de mobilização para pressionar o processo de negociação.

No dia 4 foi lançado o curta-metragem da campanha, que tem como mote “Bancário não é de lata é gente como você, gente de verdade!” – alusão ao Homem de Lata, personagem do Mágico de Oz que queria ter um coração e ser visto como ser humano.

> Vídeo: assista ao curta sobre a Campanha e compartilhe

A produção foi idealizada para propagar as reinvindicações dos trabalhadores nas redes sociais. O vídeo, em formato de cinema mudo, conta ainda com a participação de personagem inspirado em Carlitos, de Charlie Chaplin.  


Rodolfo Wrolli – 19/6/2013

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