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Santander tetra campeão de reclamações

Linha fina
Banco espanhol figura pelo quarto mês consecutivo no topo do ranking de reclamações do BC; nos últimos meses, centenas foram demitidos pela instituição
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São Paulo – Mera coincidência? O Santander continua demitindo funcionários e terceirizando atividades-fim e, mais uma vez, lidera o ranking de reclamações do Banco Central (BC) dentre as instituições com mais de um milhão de clientes.  As dispensas chegam à casa das cinco centenas apenas na base do Sindicato.

Maio foi o quarto mês seguido em que o banco espanhol figurou no topo da lista. A instituição registrou um índice de 1,78, número que considera as reclamações procedentes divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil.

“Esse resultado mostra que a política adotada pelo banco, de redução de custos para aumentar o lucro através da demissão de funcionários e consequente piora dos serviços prestados aos clientes, só tem piorado a imagem da instituição perante o povo brasileiro”, considera a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani.

A lista do BC traz o Banco do Brasil (1,60) em segundo lugar no ranking, Itaú (1,44) em terceiro, HSBC (1,23) em quarto e Banrisul (1,08) em quinto. No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, as que mais receberam queixas foram Bonsucesso, Société Générale e BMG.

O total de reclamações recuou 17% em maio ante abril. Foram 2.361 demandas consideradas procedentes ante 2.843. Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.

As demandas mais comuns foram reclamações por débitos não autorizados em conta (373), prestação de forma irregular do serviço conta salário (273) e pedidos de informação e cobrança irregular por serviços não contratados (210).


Rodolfo Wrolli – 19/6/2013

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