Pular para o conteúdo principal

Começou a Copa no Brasil

Linha fina
A partir desta quinta-feira, durante 32 dias, nosso país será sede de uma das maiores festas do planeta
Imagem Destaque

São Paulo - Se alguém ainda tinha alguma dúvida, acabou! Vai ter Copa no Brasil. Nos 32 dias de jogos, que começam nesta quinta-feira 12 de junho, 32 equipes de todos os continentes vão disputar, em 64 jogos, aquele que é o maior prêmio do futebol: a Copa do Mundo.

E o Brasil está pronto para receber os milhões de turistas que já tomam as ruas das 12 cidades-sede comemorando a alegria de estar aqui. Em rede nacional de rádio e TV, nessa terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff saudou “a todos que estão chegando para esta que será, também, a Copa pela paz e contra o racismo; a Copa pela inclusão e contra todas as formas de violência e preconceito”. E destacou: “o Brasil venceu os principais obstáculos e está preparado para a Copa, dentro e fora do campo”, lembrando que estádios e aeroportos estão prontos e serão um importante legado para milhões de brasileiros, assim como as avenidas, pontes, e as melhorias promovidas no transporte público pelo país afora.

A presidenta falou, ainda, do que considera um falso dilema. “Tem gente que alega que os recursos da Copa deveriam ter sido aplicados na saúde e na educação. Só para ficar em uma comparação: os investimentos nos estádios, construídos em parte com financiamento dos bancos públicos federais, e em parte com recursos dos governos estaduais e das empresas privadas, somaram 8 bilhões de reais. Desde 2010, quando começaram as obras dos estádios, até 2013, o governo federal, os estados e municípios investiram cerca de 1 trilhão e 700 bilhões de reais em educação e saúde. Repito, 1 trilhão e 700 bilhões de reais. Ou seja : no mesmo período, o valor investido em educação e saúde no Brasil é 212 vezes maior que o valor investido nos estádios.”

No Sindicato – O Sindicato também está pronto para a festa. Além de todo decorado para o evento, nos dias de jogos do Brasil (exceto nesta quinta-feira, que é feriado na cidade de São Paulo) o Grêmio Recreativo Café dos Bancários abrirá mais cedo. Então, nos dias 17 e 23, o Café atende a partir das 14h para receber os trabalhadores que quiserem assistir os jogos pelos telões. De acordo com a federação dos bancos, nesses dias as agências bancárias funcionarão entre 8h30 e 12h30. No Sindicato o expediente se encerrará sempre três horas antes do horário previsto para os jogos do Brasil. No dia 12, a Regional Osasco funciona até 14h.


Cláudia Motta - 13/6/2014

seja socio