São Paulo – Como o objetivo de amenizar o caos provocado pelo trânsito intenso na cidade de São Paulo em 17 de junho, data do jogo do Brasil contra o México, a Prefeitura anunciou algumas medidas que valerão para a segunda-feira 23, quando entram em campo Brasil e Camarões.
O prefeito Fernando Haddad decretou ponto facultativo para todo o funcionalismo público (excetuados os serviços essenciais). Está mantida a dispensa das aulas nas escolas municipais. Além disso, o horário do rodízio de veículos será ampliado para o dia todo, das 7h às 20h, valendo para placas com final 1 e 2. As faixas exclusivas de ônibus também terão horário de funcionamento ampliado, incorporando o período diurno inteiro entre os horários regulares de pico da manhã e da noite.
Somadas à divulgação dessas medidas, mensagens de orientação à população pretendem ajudar a organizar o fluxo pela cidade no dia 23. Por exemplo, a Prefeitura orienta que se evite a Radial Leste, que estará fechada de 7h às 17h a partir da Artur Alvim (direção bairro). Se for necessário percorrer longos trajetos, optar pelo transporte coletivo. Outra dica: se usar o carro, ofereça carona. Para quem viajou no feriado, vale programar a volta no domingo ou depois do jogo do Brasil na segunda.
Na tarde da sexta-feira 20, representantes da Prefeitura reuniram-se com associações e entidades de comerciários, supermercados e bancos para negociar horários alternativos de trabalho na segunda.
Feriado – A Prefeitura tentou decretar feriado municipal, mas dependia de aprovação na Câmara de Vereadores. A proposta era a reconsideração da possibilidade de o Executivo Municipal decretar feriado, quando fosse necessário, durante o período da Copa. Essa prerrogativa constava do projeto enviado à Câmara, mas foi suprimida no texto final da Lei 15.996/2014, que estabeleceu feriado no dia 12, abertura da Copa.
A solicitação da Prefeitura, no entanto, não chegou a ser apreciada por falta de quórum.
Leia mais
> Câmara volta a barrar feriado em jogo no Brasil
Redação - 20/6/2014
Linha fina
Medidas visam amenizar impacto no trânsito, após Câmara Municipal negar autorização para feriado no dia 23, quando Brasil enfrenta Camarões
Imagem Destaque