As eleições para delegados sindicais do Banco do Brasil começaram nesta quarta-feira 20 e terminam em 4 de julho. A votação será realizada nos locais de trabalho e o mandato dos novos representantes será cumprido entre 9 de julho de 2018 e 8 de junho de 2019.
> Seja sócio do Sindicato e fortaleça a categoria
Os delegados exercem função fundamental na organização dos funcionários por melhores condições de trabalho, mais direitos e remuneração mais justa. Entre suas atribuições estão encaminhar ao Sindicato e aos gestores do banco as reivindicações dos funcionários, representar o Sindicato junto aos colegas da unidade e vice versa.
> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Banco do Brasil
Nos prefixos, com lotação superior a 300 funcionários, será observado o limite de até três representantes, buscando garantir representação para cada localidade, em caso de prefixos espalhados geograficamente.
Nas Plataformas de Suporte Operacionais (PSOs), será considerado limite de um representante para cada 50 funcionários do prefixo PSO ao qual o candidato está vinculado, e um representante em unidades com menor lotação.
A figura do delegado sindical é uma conquista da Campanha Nacional Unificada, prevista na cláusula 53 do aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho dos funcionários do Banco do Brasil.