Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Organização

Bancários de São Paulo elegem delegados para congressos da CUT

Linha fina
Assembleia também aprovou propostas a serem levados ao 15º Congresso Estadual da CUT, em outubro, e ao 13º Congresso Nacional da CUT, em novembro
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Bancários de São Paulo, Osasco e região elegeram delegados para os congressos estadual e nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Na assembleia, realizada na noite dessa quinta-feira 27, na Quadra dos Bancários, eles também aprovaram as propostas a serem levadas pela delegação de São Paulo aos congressos.

O 15º Congresso Estadual da CUT/SP será realizado entre 7 e 11 de outubro. E o 13º Congresso Nacional da CUT ocorrerá entre 8 e 10 de novembro.

“Nos dois encontros vamos discutir temas fundamentais para o fortalecimento e a organização da classe trabalhadora. Uma das propostas que levaremos, por exemplo, é a construção do Macrossetor de Serviços para representar as diversas categorias que atuam nesse setor, como bancários e comerciários”, informa a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva.

Ivone destaca que os trabalhadores, em especial os do macrossetor de serviços, já estão sendo afetados pelos impactos das inovações tecnológicas. “Os avanços tecnológicos deveriam ser usados de forma positiva, para beneficiar toda a sociedade. Mas não é o que vem acontecendo. Os bancos e as empresas em geral usam a tecnologia para extinguir empregos e para contratar de forma precária”, critica.

Além disso, lembra a dirigente, os trabalhadores estão vivendo um momento de muitos ataques a seus direitos. “Após a aprovação de uma reforma trabalhista que legalizou contratos precários, e diante da ameaça de uma reforma da Previdência que vai acabar com a possibilidade da aposentadoria de milhões de brasileiros, a união da classe trabalhadora é essencial para que a gente possa resistir, barrar novas reformas nefastas e avançar na direção de um país mais igualitário”, destaca.

 

seja socio