Pular para o conteúdo principal

CABB e Gepes descumprem sistema de avaliação

Linha fina
Bancários foram obrigados pela direção a assinar documento sobre relato de atrasos eventuais
Imagem Destaque

São Paulo – A Central de Atendimento do Banco do Brasil (CABB) abusou do sistema de avaliação dos trabalhadores ao exigir a assinatura de funcionários que eventualmente chegam atrasados. Bancários denunciaram a prática ao Sindicato, pois a medida adotada não está prevista no sistema de avaliação.

Segundo os relatos dos trabalhadores, eles foram chamados individualmente para reuniões a respeito do cumprimento dos horários de entrada e depois foi exigida a assinatura em ata.

Após receber a denúncia, o Sindicato pediu explicações aos responsáveis pela CABB. A alegação é de que os funcionários já haviam sido orientados anteriormente e o documento, uma orientação dada pela Gestão de Pessoas (Gepes).

De acordo com o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi, foi reafirmado à CABB que o trabalhador deve ser inicialmente orientado em reuniões gerais e, se os atrasos continuarem, orientado pelo gerente. “Se persistir o problema, o assunto precisa ser tratado pelo sistema oficial de avaliação GDC, incluindo anotações e conceitos. Nesses casos, o trabalhador tem direito de anotar sua visão sobre o assunto”.

Ele defende a importância de o funcionário cumprir o horário, mas também ressalta que o banco deve relevar situações pontuais, como problemas no transporte. “A avaliação deve ser para orientar e ajudar na melhoria do desempenho. Porém, a questão resvala na subjetividade sobre o que é excessivo ou não e o Sindicato defende que os funcionários sejam ouvidos para estabelecer os critérios. Agora vamos buscar a Gestão de Pessoas para exigir explicações sobre o documento não previsto no sistema de avaliação”.


Redação – 25/7/2012

seja socio