Pular para o conteúdo principal

Itaú Unibanco e BMG anunciam associação

Linha fina
Sindicato alerta para o risco de concentração bancária e quer preservação de empregos no processo
Imagem Destaque

São Paulo - Itaú Unibanco e BMG se associam para oferta de crédito consignado.  A efetivação dessa associação será feita em até 90 dias, já que depende de contrato e aprovações regulatórias para a criação do Banco Itaú BMG Consignado S.A., no qual o Itaú Unibanco deterá 70% de participação e o BMG os outros 30%.. A transação é considerada uma joint venture, negócio que ocorre quando duas empresas se unem em um determinado segmento, sem que nenhuma delas deixe de existir juridicamente.

A maioria dos membros do Conselho de Administração será indicada pelo Itaú Unibanco, inclusive o direito de indicar e aprovar todos os seus diretores, exceto os responsáveis pelas áreas comercial, operações e cobrança, que serão indicados pelo BMG e aprovados pelo Itaú.

Para o diretor executivo do Sindicato, Daniel Reis, essa é mais uma situação que reforça a concentração bancária e que não beneficia nem trabalhadores, nem clientes. “Estamos atentos para garantir tranquilidade aos bancários e os postos de trabalho durante esse processo de associação.”

O banco afirmou em nota oficial que as operações de crédito consignado feitas por meio das agências para os clientes do Itaú não serão integradas com as atividades da nova empresa.


Redação – 10/7/2012 (atualizada em 11/7, às 10h45)

seja socio