São Paulo – Discutir com o Santander e o Banesprev uma forma de reestruturação do Plano II para resolver o problema estrutural do Plano, bem como evitar que os participantes tenham algum tipo de prejuízo ou aparecimento de novos déficits futuros. Esse era o objetivo dos representantes dos participantes em reunião nesta terça-feira 3, mas que foi totalmente frustrado.
O encontro é desdobramento da denúncia do serviço passado feita pelo Sindicato e Afubesp à Previc e que ainda está pendente de definição, já que o recurso contra o arquivamento não foi julgado pela autarquia.
O que frustrou os representantes dos participantes foi o fato de o atuário contratado pelo Banesprev e Santander apresentar apenas o impacto financeiro do saldamento do Plano II, inclusive com a parcela dos participantes. “Consideramos isso um absurdo, pois já havíamos passado os parâmetros para que os estudos fossem feitos, além de uma proposta para discussão entre as partes”, relata a diretora executiva do Sindicato, Rita Berlofa, que participou da reunião. “Infelizmente, nada disso ocorreu. Lamentamos o fato e novamente deixamos claro que queremos negociar uma proposta que seja boa para os participantes e que garanta os direitos e benefícios de quem já se aposentou.”
Ao final da reunião ficou acertado que o atuário fará os estudos com as premissas apresentadas. O banco apresentará uma proposta que contemple: ajustar as premissas atuariais do Plano e que o banco seja o responsável integralmente pelo saldamento; garantir os benefícios dos assistidos conforme regulamento básico do Plano II; apresentar novo plano CV para os ativos com a contribuição também da patrocinadora.
O prazo dado para a realização de nova reunião foi 18 de julho. Já está agendada nova reunião na Previc em 6 de agosto, data limite para que o problema seja resolvido pela via negocial.
Pela representação dos participantes, além de Rita Berlofa, participaram os dirigentes Paulo Salvador, Camilo Fernandes, Walter de Oliveira, José Reinaldo e Vera Marchioni. Pelo Santander e Banesprev, Jarbas de Biagi, Maria Cristina da Costa Rodrigues de Carvalho e Alessandro Tomao, e os atuários Waldner Conde e Sátyro Teixeira Neto.
Redação - 4/7/2012
Linha fina
Representantes querem negociar solução que garanta direitos e benefícios para todos os participantes, sem prejuízos ou aparecimento de novos déficits futuros
Imagem Destaque