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Sindicato cobra soluções para o SAC BB

Linha fina
Trabalhadores abordaram questões como eleição de Cipa, avaliações, GDC entre outras
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São Paulo - O processo eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), as avaliações dos funcionários, a Gestão de Desempenho e Competência (GDC) e a reestruturação. Foram esses os temas centrais da reunião na quarta 18 entre representantes dos trabalhadores e o novo gerente do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC BB). 

Os dirigentes sindicais reafirmaram a necessidade de eleições da Cipa no complexo do SAC BB, que reúne cerca de 300 funcionários. “O comitê de administração garantiu o empenho na elaboração do calendário eleitoral. Cobramos que o processo ocorra o quanto antes para garantir a segurança dos trabalhadores”, afirma o diretor do Sindicato João Fukunaga.

Avaliações – A proposta do SAC para avaliar gestão de qualidade e produtividade, para melhorar os fluxos das ocorrências abertas pelos clientes e a qualidade das respostas, também foi discutida. O banco informou que a avaliação por funcionário ocorrerá semanalmente, sendo sua analise realizada de forma cruzada entre os gerentes de módulos que irão avaliar a condução e a qualidade da resposta das ocorrências de funcionários de equipes do mesmo tema, com o objetivo de melhorar a qualidade. “Conforme a administração serão respeitados os normativos internos como garantia de ampla defesa do funcionário em casos em que ele discorde da avaliação, havendo a possibilidade de a ocorrência ser suspensa quando provada a incoerência na  indicação do gerente”, ressalta João Fukunaga.

Outra avaliação a ser aplicada consiste em verificação mensal para analisar o comportamento do funcionário, a fim de orientá-lo quando ocorrer desvios.

“Defendemos que a própria GDC possui esse papel, mas houve um compromisso por parte da gerência-geral de que, quando for aplicada a avaliação, os representantes dos trabalhadores seriam chamados. Mesmo as avaliações sendo prerrogativas da empresa, o Sindicato vai acompanhar para que esse instrumento não seja utilizado como pratica de assedio moral”, afirma o dirigente;

Os trabalhadores ratificaram durante a reunião que a GDC é o sistema de avaliação oficial adotado pelo banco e no qual o movimento sindical procura dialogar com o BB. “Embora a GDC possua problemas a serem corrigidos, o sistema tem avaliação por múltiplas fontes com abordagem nas atitudes, habilidades, conhecimentos, necessários a consecução dos objetivos da instituição, de forma construtiva, não punitiva. A implementação do sistema foi sustentada no IV Fórum de Gestão de Pessoas do BB, em que participaram representantes da empresa, trabalhadores, acadêmicos e especialistas, portanto, não podendo ser desconsiderada, tampouco substituída” reafirma o dirigente sindical Claudio Luís de Souza.

Reestruturação - Foi abordado também o tema reestruturação conforme os boatos que surgiram entre os trabalhadores. A administração confirmou que houve visitas de algumas diretorias do BB que são responsáveis pela avaliação dos departamentos da empresa. Entretanto, segundo a administração,existe a possibilidade de crescimento e não de redução do setor, apenas adequação da estrutura já conquistada pelo SAC, como ampliação de gerentes de setores ou de áreas para atuarem no planejamento, gestão de pessoas no local e a construção da monitoria e do quadro de atendentes. “Iremos acompanhar junto a Comissão de Empresa qualquer possibilidade que surja, sempre procurando defender os trabalhadores”, diz Cláudio Luis.


Redação - 19/7/2012

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