Pular para o conteúdo principal

Sindicato acompanha obras do BB na Verbo

Linha fina
Escadas de incêndio têm construção em estágio avançado e em quatro meses aparelhos de ar-condicionado da concentração estarão trocados
Imagem Destaque

São Paulo – Conquista do Sindicato junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, as escadas de incêndio do Complexo Verbo Divino do Banco do Brasil têm construção em estágio avançado. Na segunda-feira 8, dirigentes do Sindicato, acompanhados da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), vistoriaram as obras que têm previsão de término determinado para outubro de 2014.

“São duas escadas. Umas delas já está no terceiro andar do prédio. Alguns impactos aos funcionários são difíceis de evitar, mas estão sendo contornados”, avalia o dirigente sindical João Fukunaga. ”Foi levantado o problema da poeira e da obra na escada que fica próxima à operação da central de atendimento, mas obtivemos compromisso dos representantes dos departamentos do banco envolvidos (Genop, Gepes e CABB) de fazermos um acompanhamento e pensarmos soluções para minimizar o impacto.”

Ar-condicionado – Conquista do Sindicato e da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da Verbo Divino, os aparelhos de ar-condicionado da concentração estão aos poucos sendo trocados. O prazo é de mais quatro meses para a conclusão total da obra. “Os aparelhos antigos emitiam mais CO2 do que é permitido por lei.

Almoxarifado – A transferência do setor de almoxarifado (Almox) para Sorocaba está confirmada, assim como a garantia de que nenhum funcionário será prejudicado caso não queira ir para essa cidade. “Os trabalhadores estão sendo realocados em outros setores e alguns até podem ficar na Verbo Divino, também sem prejuízo salarial”, relata Fukunaga, informando que a transferência deve ser finalizada ainda este mês.

“Conseguimos atender à reivindicação da Folheteria, que não será transferida para Sorocaba. O setor seria dividido em dois, coisa que os funcionários não queriam. Junto com a GRTE, conseguimos manter os funcionários em São Paulo, no mesmo local”, comemora o dirigente sindical.

Sesmt – Em reunião realizada ainda na segunda-feira, foi abordada pelo GRTE a ampliação do quadro do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). Após cobrança do Sindicato, o BB foi multado pela GRTE por conta do atual quadro reduzido desse setor.

A Gepes solicitou um prazo de 90 dias para concluir o quadro, uma vez que não estão conseguindo contratar médicos por conta da alta carga horária prevista em edital. “O banco levantou a possibilidade de alteração nessa carga horária e vamos fiscalizar até que a contratação esteja normalizada”, avisa Fukunaga.

O restante do quadro – técnico em segurança do trabalho, enfermeiros e engenheiros – está preenchido.

Uma próxima reunião entre representantes do Sindicato e os departamentos do banco responsáveis pelo Complexo Verbo Divino deve acontecer num prazo de 90 dias.


Redação - 8/7/2013
 

seja socio