São Paulo – Movimentos sociais, organizações e sindicatos estão se organizando para a realização de um plebiscito popular para criar uma Assembleia Constituinte exclusiva com o objetivo de fazer uma reforma política no país.
A ser realizado de 1º a 7 de setembro, o plebiscito vai perguntar: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.
A ideia é, com a participação de milhões com a resposta “sim”, pressionar o Congresso a aprovar o fim do financiamento das campanhas eleitorais pelas empresas.
Exclusiva e soberana, essa Assembleia Constituinte seria formada por pessoas “normais” que retornariam à sua vida depois do processo.
O Sindicato, referência de avanços e participação da classe trabalhadora nos momentos mais importantes da democratização do país, já se engajou.
“Já temos um comitê na Regional Paulista e vamos ampliar para todas as regionais com o objetivo de integrar a categoria bancária nessa mobilização”, afirma a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani. “Os comitês farão atividades para esclarecer a população e divulgar a campanha pelo plebiscito para alcançar uma grande participação popular. Também haverá urnas no Sindicato.”
> TVT aborda plebiscito por constituinte do sistema político
Para se juntar a um comitê, o bancário pode enviar mensagem para a Secretaria de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato pelo [email protected]. Ou ligar para 3188-5260.
Informe-se e multiplique a ideia: www.plebiscitoconstituinte.org.br.
Mariana Castro Alves – 17/7/2014
Linha fina
Comitês para informar, divulgar e coletar votos por Assembleia Constituinte serão instalados nas regionais
Imagem Destaque